Transporte aéreo de pets: novo guia de orientações é divulgado para cães e gatos

Em dezembro de 2024, entidades do setor aéreo lançaram um guia para o transporte seguro de animais de estimação. O documento possui critérios de segurança, que devem ser aplicados em todas as etapas do transporte aéreo de pets.

A imagem mostra um cachorro, animal que faz parte do guia de transporte aéreo para pets.

A iniciativa de criar um novo guia de transporte aéreo de pets visa um transporte seguro para os animais de estimação. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Guia de transporte aéreo de pets

O documento foi desenvolvido a partir do Código de Conduta estabelecido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), baseado no fundamentado nas regulamentações da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos).

A imagem mostra o tutor e seu cachorro preparados para viajar.

O documento também fornece informações detalhadas sobre a regulamentação e a documentação necessária para o transporte aéreo de pets. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

O guia foi divulgado pela IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), pela ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), pela ALTA (Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) e pela JURCAIB (Junta de Representantes de Empresas Aéreas no Brasil).

A iniciativa de criar um novo guia de transporte aéreo de pets visa um transporte seguro para os animais de estimação.

“Nosso compromisso é garantir que todas as etapas do transporte aéreo priorizem a segurança, o bem-estar animal e a tranquilidade dos tutores” reforça Peter Cerdá, vice-presidente regional para as Américas da IATA.

O lançamento do guia irá facilitar o acesso à orientações às companhias e aos tutores, em relação ao transporte de pets.

“A segurança operacional é um princípio fundamental do modal aéreo, e o guia reforça esse compromisso, considerando todos os aspectos do bem-estar animal”, afirma Jurema Monteiro, presidente da ABEAR.

Algumas das informações presente no guia são a escolha adequada do contêiner, as políticas das companhias aéreas e o processo de preparação dos pets antes do voo.

A imagem mostra um cachorro com sua tutora e uma caixa de transporte pet.

Algumas das informações presente no guia são a escolha adequada do contêiner. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

O documento também aborda quais os cuidados essenciais com o animal durante a viagem, como alimentação e hidratação. Ele também fornece informações detalhadas sobre a regulamentação e a documentação necessária para o transporte aéreo de pets.

Segundo o CEO da ALTA, José Ricardo Botelho, “garantir o transporte aéreo seguro e eficiente de animais de estimação reflete o compromisso do setor com a segurança e a qualidade do serviço para todos os passageiros”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.