Profissão Noel: conheça psicólogo e vocalista de banda de rock que se transforma no bom velhinho na Bahia


Isaac Fiterman, de 62 anos, trabalha como Noel em dezembro. Ao g1, ele contou como experiência na psicologia e na música o ajudam a lidar com pedidos de crianças. VIDEO: 13206611
De janeiro a novembro, Isaac Fiterman, de 62 anos, é psicólogo e vocalista da banda de hippie rock “Professor Doidão e os Aloprados”, na Bahia. Mas em dezembro, ele se transforma no idoso de barba branca mais famoso do mundo: o Papai Noel.
🎅🏻 A transformação acontece há 10 anos e começou pela semelhança da barba de Isaac com a do bom velhinho. No grupo dos amigos, ele já era chamado de Papai Noel e a situação se repetia com estranhos, que o saudavam enquanto ele praticava atividades físicas na rua, por exemplo.
“Sou um Papai Noel de verdade, com cabelo e barba branca”, brincou.
Isaac passou a se fantasiar para ações sociais do seu antigo trabalho, na Previdência Social, e há três anos recebeu o convite para trabalhar de forma remunerada como Papai Noel em um shopping. Neste ano, ele está fixo em um estabelecimento comercial de Camaçari, onde atende a criançada de 14h a 21h. Além disso, Isaac também faz eventos particulares e visita asilos em Salvador e na região metropolitana.
Isaac é psicólogo e vocalista de uma banda de rock
Redes sociais
Para ele, a experiência de Papai Noel vai além de tirar fotos e receber cartinhas de Natal. Isaac lida diariamente com relatos difíceis, que refletem a pobreza que muitas famílias enfrentam no dia a dia. Uma realidade onde o presente debaixo do pinheiro de Natal ainda é algo muito distante.
“Tem criança que pede cesta básica, que diz que nunca ganhou um presente. Outras pedem um videogame e, ao olhar para os pais, vejo que não vai ser possível. Preciso ouvir, conversar, ter esse tempo com elas”, lamentou.
Entre os pedidos e acontecimentos mais emocionantes que ele presenciou como Noel, estão:
🎄 o de uma senhora com câncer em estágio terminal que pediu uma morte tranquila;
🎄 uma criança que pediu um abraço na mãe, pois a mulher estava triste com o divórcio;
🎄 a emoção de uma mãe ao ver o filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) abraçá-lo, pois ele nunca havia abraçado ninguém.
Além dos momentos de emoção, a profissão Noel também gera situações engraçadas e descontraídas. Segundo o psicólogo, os pedidos mais inusitados foram:
🎁 reatar o relacionamento com o ex-namorado;
🎁 garantir os números da mega-sena;
🎁 viajar para Paris.
Vestido de Noel, Isaac usa a experiência de psicólogo e a irreverência de músico para lidar com tantos sonhos e expectativas. “É o ano todo cuidando do corpo e da mente para conseguir trabalhar bem como Noel”, contou.
LEIA TAMBÉM:
Papai Noel negro que viralizou após reação de menino na BA fala sobre representatividade no Natal: ‘sou muito amado pelas crianças’
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.