Coca-Cola e o Papai Noel: entenda a ligação que marca o Natal

Que o bom velhinho veste vermelho, todo mundo já sabe. No entanto, muitos imaginam que essa cor esteja diretamente associada à marca da Coca-Cola. Porém, o Papai Noel vestia essas cores antes mesmo dos anúncios com o refrigerante. O que a Coca-Cola fez foi padronizar a imagem do bom velhinho e transformá-lo em um símbolo do Natal.

A história da Coca-Cola com o Papai Noel começou em 1931. Enquanto a figura do bom velhinho já estava bem presente no imaginário popular, a marca decidiu usar o personagem em sua primeira campanha publicitária. As cores vermelha e branca estão diretamente ligadas à marca e mostram como essa apropriação coloriu o natal.

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A padronização do bom velhinho começou quando o ilustrador Haddon Sundblom foi contratado para criar uma série de anúncios do Papai Noel para serem veiculados nas mídias da época. A partir desse trabalho, a figura que conhecemos hoje — um homem gordo e alegre, de barba branca, com roupas vermelhas com detalhes brancos e cinto — começou a ser reconhecida mundialmente. 

Foto: divulcação coca-cola

As campanhas da Coca-Cola, em junção com o Papai Noel, foram importantes para a comercialização do produto e deixaram o Natal mais vibrante e destacado. O bom velhinho se tornou uma figura de destaque nessa época do ano, e inúmeros anúncios criados pela marca deixaram lembranças para os consumidores.

Uma das características mais marcantes que acompanham o Natal na Coca-Cola é a presença dos caminhões iluminados, que proporcionam experiências e lembranças à população. A caravana do Natal até hoje é um dos momentos mais aguardados das festas de fim de ano.

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Confira as principais campanhas: 

“O Natal vem vindo”, foi o primeiro comercial que trouxe a união do Papai Noel com a caravana iluminada. Na propaganda, o bom velhinho bebe o refrigerante que deve levar alegria à casa das pessoas. A campanha foi lançada em 1995, e é um símbolo do Natal, pois representa a alegria de celebrar a data em família.

Outra campanha importante que transmitiu a ideia de que a Coca-Cola conecta o mundo foi a de 1971, chamada de “Eu Gostaria de Comprar uma Coca-Cola para o Mundo”, onde pessoas de diferentes nacionalidades e culturas cantavam juntos, com o objetivo de promover união e paz no mundo.

As campanhas de Natal da Coca-Cola têm grande importância cultural e emocional para a população, especialmente por sua capacidade de conectar a marca com momentos especiais e tradições familiares. 


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