Sem dialogar com a prefeitura, indígenas montam acampamento às margens da BR-101, em Balneário Camboriú

Tradicionalmente, os indígenas vêm ao litoral durante a temporada de verão para comercializar artesanatos e produtos nas ruas de Balneário Camboriú e de outras praias da região. Neste ano, o acampamento indígena foi novamente montado ao lado da Casa de Passagem, às margens da BR-101, em Balneário Camboriú.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, lamentou a falta de diálogo com as lideranças indígenas e de apoio dos outros municípios da região para oferecer um espaço digno aos índios.

“Essa questão dos indígenas é uma questão que preocupa muito a Secretaria de Inclusão Social e o município. Porque não está correto Balneário Camboriú ser responsável por uma população que se desloca para Itapema, Bombinhas, Porto Belo, inclusive também Itajaí. Só tivemos um contato na semana passada com o Ministério Público Federal e respondemos que estávamos à disposição para ajudar de uma forma consorciada, ou seja, cada cidade fazendo a sua parte, porque Balneário Camboriú tem um limite territorial muito pequeno. Nós não temos um espaço que possa atender de forma digna esses indígenas”, avaliou.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPÃO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Apesar do impasse, a prefeitura instalou banheiros químicos e chuveiros no local. Ainda de acordo com Barichello, apenas uma parte da área onde o acampamento foi montado pertence ao município; o restante é um terreno particular que foi invadido. “Nós ficamos de mãos amarradas. Eles têm a própria autoridade deles, teria que haver um apoio maior da FUNAI”, destacou.

A secretária afirmou que, na semana passada, havia cerca de 20 famílias no acampamento. Na manhã desta sexta-feira, 27, a reportagem da Rádio Menina esteve no local e verificou que o número de indígenas aumentou.

Entrada do acampamento indígena/Imagens: Gerson Felippi/Rádio Menina


LEIA NO PORTAL MENINA

Balneário Camboriú se prepara para o Réveillon, confira ações que serão realizadas

Mais de 2,8 milhões de veículos vão passar pela BR-101, no litoral norte, até 5 de janeiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.