Emasa renova contrato com rizicultores para garantir reserva de água no verão

Nesta semana, foi firmado um novo acordo entre 21 rizicultores e a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento) de Balneário Camboriú. Mais de 800 hectares de área destinados à produção de arroz serão usados para reservar água. O investimento é de mais de R$ 2,5 milhões.

O objetivo é garantir que haja água para abastecer Balneário Camboriú e Camboriú durante a alta temporada de verão, quando o consumo aumenta. Segundo a Emasa, os contratos valem por três meses e foram levados pela advogada que representa os rizicultores, Micheli Simas Silva.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Foto: Divulgação/Emasa

As terras utilizadas para o plantio de arroz pelos agricultores servirão como um grande reservatório. Os espaços têm cerca de 10 a 15 centímetros de lâmina d´água. Se o nível do Rio Camboriú diminuir, os rizicultores liberam o estoque de água de volta. 

Dessa forma, o volume do rio aumenta e as duas cidades continuam sendo abastecidas. A parceria foi firmada pela primeira vez em dezembro de 2019. A iniciativa foi destaque nacional e tem apoio do Sindicato dos Rizicultores, Epagri e dos governos municipais.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

leia mais no portal menina

Sem dialogar com a prefeitura, indígenas montam acampamento às margens da BR-101, em Balneário Camboriú

PM prende ladrões e recupera ferramentas roubadas de loja em Itajaí

Adicionar aos favoritos o Link permanente.