
Levantamento, feito com base nas declarações dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador ao TSE retrata perfil dos políticos no estado. Situação no RS difere, em alguns pontos, do Brasil e de Porto Alegre. Urna eletrônica passa por teste em Porto Alegre
REUTERS/Diego Vara
Entre os 28.718 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, um perfil de destaca: homem, branco, casado, 45 anos, heterossexual e com ensino médio completo. Os dados foram levantados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após os registros das candidaturas na quinta-feira (15).
Em Porto Alegre, o perfil muda. Os solteiros são a maioria, bem como as pessoas com ensino superior. Já considerando o Brasil inteiro, os negros se sobressaem entre os candidatos. Veja as comparações abaixo.
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Receba no WhatsApp as notícias do g1 RS
Perfil médio do candidato nas eleições gerais
Ao todo, 18,8 mil candidatos se declararam homens, enquanto 9,9 mil se declararam mulheres no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, são 345 candidatos do gênero masculino e 182 do feminino.
As proporções, de dois homens a cada mulher, são semelhantes às verificadas em todo o país.
Mulheres são maioria em apenas 1,6% das câmaras do RS
Considerando todos os candidatos registrados no Brasil, 45,6% são brancos. Outros 41,3% são pardos e 11,4% são pretos – perfis que, segundo o IBGE, compõem a população negra.
Já no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, os brancos são a maioria – 84,6% no estado e 68,7% na capital.
O RS ainda tem 129 (0,5%) candidatos indígenas e 24 (0,1%) candidatos amarelos.
No Brasil e no RS, os casados são a maioria dos candidatos. Já em Porto Alegre, os solteiros representam a maior parte.
A maioria dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no RS tem entre 45 e 49 anos. Existem dois candidatos com mais de 100 anos e uma pessoa com 17 (se eleita, só poderá assumir o cargo quando completar 18 anos).
Dos 28,7 mil candidatos, 19 mil preferiram não divulgar a orientação sexual. Entre os outros 9,7 mil, 98% se declararam heterossexuais enquanto menos de 2% dos concorrentes afirma ser gay, lésbica, bissexual, assexual ou pansexual.
Candidatos com ensino médio completo são a maioria, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, as pessoas com ensino superior completo são a maior parte entre os candidatos.
Os agricultores formam a maioria dos candidatos no Rio Grande do Sul, com 3.409 concorrentes. O dado difere dos observados no Brasil e em Porto Alegre, onde os empresários lideram o ranking de profissões.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS