Mudanças na aposentadoria em 2025: o que você precisa saber

A Reforma da Previdência, promulgada em 2019, trouxe importantes mudanças na aposentadoria. Entre as alterações, estão regras automáticas de transição que ajudam os critérios de concessão dos benefícios anualmente. Neste ano de 2025, elas entram em vigor.

Imagem ilustrativa de um boneco de madeira se aproximando de moedas

A Reforma da Previdência trouxe importantes mudanças na aposentadoria – Foto: Canva/ND

Veja abaixo quais serão as mudanças na aposentadora!

Mudanças na aposentadoria

Conforme a agência Brasil, o tempo de contribuição mudou e quatro regras de transição foram estabelecidas, e duas delas sofreram alterações com a virada do ano:

Regra de pontuação (86/96)

A soma das idades com o tempo de contribuição passou para 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens. Os servidores públicos devem obedecer aos mesmos critérios, mas com exigências adicionais:

  • Homens: eles precisarão possuir 62 anos de idade, 35 anos de contribuição, 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo;
  • Mulheres: já elas, precisarão ter 57 anos de idade, 30 anos de contribuição, 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo.
  • Idade mínima com longo tempo de contribuição: a idade mínima subiu para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens).

Vale ressaltar que esses valores continuarão aumentando em seis meses por ano até 2031, quando alcançarão 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. O tempo mínimo de contribuição permanece em 30 anos (mulheres) e 35 (homens).

Imagem ilustrativa sobre aposentadoria

A soma das idades com o tempo de contribuição passou para 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens; veja as mudanças na aposentadoria – Foto: Pixabay/ND

Aposentadoria de professores

Os professores seguem uma regra específica que combina idade mínima e tempo de contribuição na área de magistério. Veja abaixo quais serão as mudanças na aposentadoria.

  • Mulheres: aposentadoria aos 54 anos de idade, com mínimo de 25 anos de contribuição;
  • Homens: aposentadoria aos 59 anos, com mínimo de 30 anos de contribuição.

Essas idades devem aumentar em seis meses por ano até atingir 57 anos para mulheres e 60 anos para homens em 2031. Vale ressaltar que essa regra vale para professores do setor privado, instituições federais e pequenos municípios.

Para os grandes municípios e estados seguem regimes próprios de previdência.

Mudanças na aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade continua atendendo trabalhadores de baixa renda que não alcançam tempo de contribuição suficiente. As idades mínimas já estão consolidadas:

  • Homens: 65 anos desde 2019;
  • Mulheres: 62 anos desde 2023.

Em ambos os casos, é necessário ter no mínimo 15 anos de contribuição.

Regras que permanecem inalteradas

A regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição segue valendo no setor privado. Quem, em 2019, tinha 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) ou 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres), pode se aposentar. No setor público, além do pedágio, é preciso ter 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo.

Já o pedágio de 50%, destinado a quem estava a dois anos da aposentadoria em 2019, foi totalmente cumprido em 2022 e não será mais aplicado.

Simulações para aposentadoria realizada pelo INSS

Aplicativo do Meu INSS no celular

Para quem deseja conferir quanto tempo ainda falta para a aposentadoria, o INSS oferece uma ferramenta de simulação acessível pelo computador e celular; confira as mudanças na aposentadoria para 2025 – Foto: Divulgação/Gov.br/ND

Para quem deseja conferir quanto tempo ainda falta para a aposentadoria, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece uma ferramenta de simulação acessível pelo computador e celular.

No computador

Acesse meu.inss.gov.br;

Faça login com CPF e senha (ou cadastre-se, se necessário);

Clique em “Simular Aposentadoria” para visualizar as informações.

No celular

Baixe o aplicativo “Meu INSS” (Android e iOS);

Faça login com CPF e senha;

Acesse o menu e clique em “Simular Aposentadoria”;

As ferramentas mostram idade, tempo de contribuição e quanto falta para alcançar os critérios de aposentadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.