Quais os limites e possibilidades do uso de tecnologia na escola?


Educação Adventista trabalha as atividades de tecnologias educativas com ética e responsabilidade cristã. Uma educação que visa preparar alunos para os desafios e caminhos do futuro precisa estar alinhada às novas tecnologias. O uso de celulares, aplicativos e a linguagem computacional vão estar cada vez mais presentes no cotidiano. Uma pesquisa recente da plataforma Electronics Hub apontou o Brasil como o segundo país que as pessoas mais usam celulares (16 horas por dia). Essa utilização excessiva traz impactos que, se não bem trabalhados, afetam negativamente o indivíduo.
Por isso, como fazer com que as crianças e adolescentes saibam os limites e aprendam a usufruir dos benefícios da tecnologia no dia a dia?
A Educação Adventista tem a resposta. Com o uso de tecnologias educacionais, os estudantes precisam aprender na prática como podem fazer dos espaços tecnológicos lugares motivadores, extraindo o melhor da inteligência de dados para facilitar a rotina, sem perder o conhecimento ou economizar na criatividade. Assim, o melhor é ensinar os estudantes a trabalhar com as novas tecnologias e ferramentas a seu favor.
O uso de tecnologias na educação ajuda a facilitar o processo de identificação das dificuldades de alunos em diferentes fases do aprendizado, bem como possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de estímulos tecnológicos – que serão cada vez mais necessários. No entanto, ao mesmo tempo em que compreendem essas necessidades, também retomam os conceitos cristãos de solidariedade, compaixão e gratidão.
Estudantes preparados para o futuro, sem perder os preceitos fundamentais
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Mais do que preparar os alunos para o mercado de trabalho, a Educação Adventista utiliza das ferramentas e estratégias das tecnologias educativas para que os estudantes compreendam como podem utilizá-las para transformar o mundo em um lugar muito melhor.
Assim, a educação é adaptada aos recursos tecnológicos e desenvolve habilidades emocionais e intelectuais dos indivíduos, estimulando atitudes criativas e autônomas, pensamento crítico e reflexões sobre o conhecimento apreendido.
Os conteúdos pedagógicos ainda ampliam o desenvolvimento socioemocional, incentivando-os a terem um caráter íntegro, equilíbrio emocional, relacionamentos saudáveis, comprometimento e responsabilidade e o exercício da cidadania. Ao mesmo tempo, aprendem a ser indivíduos com empatia e solidariedade, conscientes sobre o amor a Deus, à natureza e ao próximo.
Acompanhamento de professores, escola e pais
O uso das tecnologias e recursos tecnológicos pelos estudantes, para ter o resultado esperado, necessita do acompanhamento familiar e também escolar. Isso porque, a curadoria dos conteúdos faz a diferença na hora de ensinar e aprender.
Por isso, a Rede Adventista conta com uma tecnologia própria, em um ambiente virtual de aprendizado com recursos digitais conectados ao Sistema Interativo com mais de 10 milhões de aulas cadastradas, já tendo 148,6 milhões de atividades de alunos respondidas. A mesma plataforma possibilita que os pais e professores consigam acompanhar os dados acadêmicos, disponíveis todos os dias pela escola
No aplicativo, pais e responsáveis também recebem informações sobre o desempenho do aluno, avaliações, tarefas, dados financeiros e muito mais.
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