Veja cinco erros comuns em obras que podem custar caro e como evitá-los

Construir ou reformar a casa dos sonhos pode ser uma experiência empolgante, mas também pode gerar grandes despesas se não for feita da maneira certa. Erros comuns em obras podem resultar em gastos desnecessários, muitas vezes sem que o proprietário perceba. Para evitar que você jogue dinheiro fora, o arquiteto Ralph Dias, do canal PLANARQ CAMPOS, separou cinco erros comuns em obras que podem ser facilmente evitados.

Ralph Dias, arquiteto

Arquiteto, Ralph Dias, compartilhou dicas de como evitar os erros comuns em obras – Foto: Ralph Dias/@PLANARQCAMPOS/YouTube

Veja cinco erros comuns em obras

1. Não usar primer para piso vinílico

Instalar o piso vinílico corretamente é fundamental para garantir sua durabilidade e qualidade. Seja piso vinílico clicado ou colado, a aplicação de um primer antes da massa niveladora é essencial. O primer ajuda a selar o piso e a garantir que a massa tenha aderência, evitando que se solte com o tempo. Além disso, seguir as orientações do fabricante é essencial para que você tenha garantia caso haja problemas no futuro. O custo de aplicar o primer é baixo, mas a economia na manutenção e reposição pode ser significativa.

2. Não ajustar o projeto estrutural

Muitas pessoas tentam economizar nos custos da estrutura depois que o projeto está pronto, mas isso é um dos erros comuns em obras. A fundação, as vigas, os pilares e as lajes são partes essenciais que não podem ser modificadas depois. Para economizar, opte por uma construção mais leve, como uma casa térrea ou sem laje. Ajustar o projeto para ter pilares alinhados e evitar grandes vãos pode reduzir significativamente os custos com materiais, como concreto e vergalhões.

3. Erros na instalação hidráulica

A instalação hidráulica é uma das partes mais sensíveis da obra. Erros como mau cheiro no banheiro, sifão dobrado, ralos secos ou, pior ainda, a falta de ventilação nos canos do banheiro podem gerar problemas sérios. Além disso, erros como cortar vigas e pilares para esconder tubulações podem comprometer a segurança estrutural do imóvel. Esses problemas devem ser evitados com um bom projeto e a contratação de profissionais especializados.

4. Ressalto no piso

Desníveis no contrapiso ou empenamento do piso são erros comuns em obras. Isso ocorre quando a instalação não segue as orientações corretas, como a seta no verso do piso ou o encaixe inadequado das peças. O resultado é um piso com desnível que pode gerar desconforto e a necessidade de um reparo mais caro no futuro. Certifique-se de que o contrapiso esteja nivelado e que a instalação siga todas as recomendações.

5. Janela sem peitoril

Uma janela instalada muito próxima ao limite da parede e sem peitoril pode gerar problemas de infiltração e acúmulo de sujeira. Para evitar isso, posicione a janela mais próxima do lado interno da parede e instale uma pingadeira no peitoril. Isso ajudará a evitar infiltrações e garantirá o bom funcionamento da janela a longo prazo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.