Fim dos filtros do Instagram? Entenda decisão da Meta que começa a valer em janeiro

É verdade! Os filtros do Instagram de realidade aumentada (RA) personalizados criados por usuários, vão deixar de existir. A Meta anunciou em agosto de 2024 que, a partir de 14 de janeiro de 2025, apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta permanecerão disponíveis no Instagram, Facebook e Messenger.

O fim dos filtros do Instagram está próximo; entenda decisão – Foto: Imagem gerada por IA/ND

Filtros do Instagram serão desativados

A Meta anunciou que a decisão de desativar os filtros personalizados de realidade aumentada criados por usuários no Instagram também afetará o Facebook e o Messenger. Segundo a empresa, a medida faz parte de uma estratégia de reestruturação financeira.

Os mais afetados pela decisão serão os criadores de conteúdo que dependiam da venda de seus filtros personalizados. Muitas pessoas na internet têm questionado a medida e expressado dúvidas sobre a qualidade das ferramentas de inteligência artificial. Por outro lado, apoiadores acreditam que a nova ferramenta, a Meta Movie Gen, será uma solução inovadora.

Confira vídeo da Meta sobre a Movie Gen:


Vídeo mostra como a nova ferramenta funciona – Vídeo: Meta/ND

A Meta está apostando na sua nova ferramenta de IA, a Movie Gen, que inclui modalidades como imagem, vídeo e áudio. De acordo com a empresa “é possível usar entradas de texto simples para produzir vídeos e sons personalizados, editar vídeos existentes e transformar sua imagem pessoal em um vídeo único”.

Após o anúncio do fim dos filtros do Instagram, a empresa agradeceu a contribuição dos criadores nos últimos sete anos – Foto: Reprodução/ND

A Meta agradeceu a contribuição da comunidade de criadores ao longo de sete anos e prometeu facilitar a transição para os usuários.

“Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas que fizeram parte da jornada do Meta Spark. Quando lançamos essa plataforma há sete anos, experiências com realidade aumentada eram novidade para a maioria dos consumidores. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade da nossa comunidade de criadores de RA ajudaram a expandir o alcance da realidade aumentada para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta”, disse a empresa em nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.