Tumores em cães: como identificar e quais os tipos mais comuns nos pets

Tumores em cães são mais comuns do que os tutores imaginam, segundo especialistas. Com diferentes tipos e sintomas, a doença pode ser fatal para pet se não for identificada e tratada.

A imagem mostra um cão desanimado, sintoma comum de tumores em cães.

Os tumores em cães são formados por anomalias nas células do animal. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

O que são tumores em cães

Segundo a veterinária Veronica Higgs, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, os tumores caninos são formados quando uma célula se multiplica sem controle e não segue o ciclo natural.

Existem dois tipos de tumores, os benignos, não cancerígenos, e os malignos, cancerígenos. Muitos pets desenvolvem os tumores por diferentes fatores, como a genética e a idade.

A imagem mostra um cachorro desanimado,

Cada tipo de tumor possui suas causas e sintomas diferentes. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

De acordo com a AVMA (Associação de Médicos Veterinários Americana), quase metade dos cães com mais de 10 anos desenvolvem tumores malignos.

Por isso, assim que identificados os primeiros sinais de tumores caninos, é necessário buscar ajuda de especialistas, para tratar corretamente a doença.

Como identificar tumores caninos

Segundo Higgs, encontrar caroços ou locais específicos ou inchaços no corpo do animal pode indicar um tumor. Outros sinais são problemas na sua saúde do pet em geral, como falta de disposição, dores etc.

A imagem mostra um cão e uma veterinária.

O ideal é procurar ajuda veterinária o quanto antes, para ele identificar o tipo de tumor e o tratamento correto.  – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Caso algum desses sintomas seja encontrado, o ideal é procurar ajuda veterinária o quanto antes a fim de identificar o tipo de tumor e o tratamento correto.

Tipos de tumores em cães

De acordo com a veterinária Laura Dayton, da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, cada tipo possui suas causas e sintomas diferentes. Existem alguns tumores que são mais comuns em cães.

Linfoma

O linfoma se desenvolve nos glóbulos brancos do animal, os linfócitos, também afetando a imunidade, energia e o apetite canino.

A forma comum de manifestação do linfoma são inchaços na região da mandíbula, nos ombros ou nas pernas dos pets.

Lipoma

Lipomas são tumores benignos feitos de gordura, geralmente encontrados abaixo da pele. Eles são comuns e podem crescer bastante, mas normalmente não causam problemas além da aparência.

No entanto, a versão maligna da doença, chamada lipossarcoma, pode afetar a saúde do animal e causar a morte.

Osteossarcoma

Osteossarcoma é um dos tumores em cães maligno, que se origina nas células ósseas do cão, e pode afetar qualquer osso do corpo, sendo mais comum em cães de raças grandes.

Esse tumor geralmente causa dor intensa e, em muitos casos, leva a fraturas ósseas devido ao enfraquecimento do osso afetado. Além das fraturas, o osteossarcoma pode provocar inchaço nos membros afetados e claudicação, dificultando o movimento do animal.

Histiocitoma

O histiocitoma se origina de histiócitos, células do sistema imunológico responsáveis por combater infecções. O histiocitoma é mais comum em cães jovens, especialmente aqueles com menos de 2 anos.

Nos casos não malignos, eles desaparecem sozinhos após algumas semanas, sem necessidade de tratamento.

Hemangiossarcoma

Hemangiossarcoma é um dos tumores em cães maligno, que se desenvolve a partir das células que revestem os vasos sanguíneos.

Embora possa surgir em qualquer parte do corpo, é mais frequentemente encontrado no baço, coração e pele dos cães. Esses tumores geralmente são identificados quando se rompem, o que leva a uma emergência médica devido à hemorragia interna.

Melanoma

Melanoma é um câncer maligno que se origina das células produtoras de pigmento na pele, chamadas melanócitos.

Esses tumores podem ser rosados ou desprovidos de pigmento e, em alguns casos, apresentam uma forma plana em vez de elevada. Embora a maioria dos melanomas em cães apareça na boca, como o melanoma oral, também podem surgir no olho, nas unhas ou na pele.

Papiloma

Papilomas, ou verrugas, é um dos tumores em cães benignos, causados pelo papilomavírus canino. A doença é transmitida através do contato direto entre cães contaminados.

A imagem mostra dois cães brincando.

O papilomavírus é um dos tumores em cães, que não pode infectar seres humanos ou outros animais da casa. – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Esses tumores são comuns em animais que frequentam parques, creches ou grupos de brincadeiras e costumam surgir nos lábios, língua, gengivas ou garganta.

O papilomavírus é específico dos cães, o que significa que não pode infectar seres humanos ou outros animais da casa. Na maioria das vezes, os papilomas desaparecem por conta própria em poucas semanas.

Carcinoma da glândula mamária

Carcinomas de glândula mamária são tumores em cães que se originam no tecido mamário. Eles são mais comuns em animais não castrados ou que foram castrados após o segundo cio.

Embora cerca de 50% dos carcinomas mamários sejam benignos, a confirmação só pode ser feita após a remoção do tumor e análise do patologista.

Carcinoma da tireoide

Carcinomas da tireoide são tumores que se originam nas células da glândula tireoide, localizada na garganta do cão.

Esses tumores podem ser detectados ao perceber um inchaço sob a pele, mas muitas vezes só são diagnosticados quando há sinais de que se espalharam para outros órgãos.

Procure ajuda veterinária

Saber quais os tipos e características dos tumores em cães, é necessário buscar orientação especializada na condição, já que o auto diagnóstico pode ser perigoso e atrasar o tratamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.