Saque-aniversário do FGTS já está disponível para nascidos em janeiro; confira o calendário

Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS. A modalidade permite retirar uma parte do saldo da conta vinculada ao fundo, mas é necessário aderir à modalidade previamente.

Saque-aniversário do FGTS pode ser sacado desde o dia 2 de janeiro

Trabalhadores nascidos em janeiro já podem sacar o saque-aniversário do FGTS – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O saque-aniversário foi criado pela Lei Federal 13.932/2019 e está em vigor desde 2020. Ele possibilita que o trabalhador resgate uma porcentagem do saldo no mês de seu aniversário, com adesão feita no site ou aplicativo do FGTS.

O valor disponível é calculado com base em uma alíquota que varia de 5% a 50% do saldo total das contas. Dependendo do montante disponível, é adicionada uma parcela extra, que pode chegar a R$ 2.900.

Calendário do saque-aniversário é organizado pela Caixa Econômica Federal

Confira o calendário completo do saque-aniversário em 2025 – Foto: Divulgação/Agência Brasil

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Os trabalhadores que aderirem à modalidade precisam estar atentos ao prazo de saque, que é de dois meses após o início da liberação. O calendário é organizado pela Caixa Econômica Federal.

Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. No entanto, ele continua podendo acessar o saldo para situações como compra de imóvel ou aposentadoria.

O FGTS foi instituído para garantir uma reserva financeira para trabalhadores com vínculo formal. Mensalmente, os empregadores depositam 8% do salário em uma conta específica, que pode ser acessada em condições específicas previstas por lei.

Calendário do saque-aniversário de 2025 já está disponível

Calendário é organizado pela Caixa Econômica Federal – Foto: José Cruz/Agência Brasil

Além do saque-aniversário, o fundo é destinado para demissões, aquisição de casa própria, calamidades públicas e outras situações. A adesão à modalidade deve ser avaliada conforme as necessidades e planejamento financeiro de cada trabalhador.

O calendário do saque-aniversário prossegue ao longo de 2025, permitindo que milhões de brasileiros acessem os recursos disponíveis de acordo com seu mês de nascimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.