Sofrendo com virose? Saiba como tratar de maneira eficaz

Com a chegada do verão, é muito comum estar mais exposto a viroses, já que há uma maior frequência em ambientes aglomerados e um aumento no consumo de alimentos ou bebidas que podem estar contaminados. Ao contrair a virose, surgem sintomas desagradáveis, como febre, náuseas, diarreia e mal-estar. Saiba como tratar de maneira eficaz.

Jovem sofrendo com a virose indo ao banheiro

Saiba o que fazer para melhorar da virose! – Foto: Freepik/Divulgação/ND

O que é a virose?

Segundo o Dr. Alfredo Salim, clínico geral e médico de família, explica que a virose é um termo genérico para doenças causadas por vírus que podem afetar diversos órgãos, como olhos, garganta, ouvidos, pele e intestino. Entretanto, não se preocupe, pois a maioria das viroses desaparece em poucos dias, à medida que o corpo combate o vírus com seus anticorpos.

De acordo com o especialista, a melhor forma de tratar uma virose é repousar, manter-se hidratado e tomar medicamentos sintomáticos, como antitérmicos e analgésicos. Caso realmente seja um vírus e não uma bactéria, antibióticos não serão eficazes, pois combatem bactérias. Apenas antivirais específicos são utilizados em alguns casos, como no tratamento da gripe.

Mulher com muita dor de barriga

Procure um médico se não conseguir identificar a causa da sua diarreia ou dor abdominal – Foto: Pexels/ND

“A única coisa que eu vou dizer é o seguinte, se é uma virose, não tem bactéria, não tem infecção bacteriana, não se toma antibiótico. Antibiótico não trata vírus, antibiótico trata bactéria”, diz o especialista.

Fique atento aos sintomas e, ao perceber sinais de algo mais grave ou em caso de dúvidas, procure um médico especialista imediatamente.

Reconheça os sinais de alerta da diarreia

A diarreia é caracterizada por três ou mais evacuações amolecidas ou aquosas por dia, com duração de até 14 dias. De acordo com a Dra. Maíra Marzinotto, médica gastroclínica, sua principal causa são infecções virais, embora também possa ser provocada por bactérias ou parasitas em casos mais graves.

A diarreia pode ser considerada alarmante quando há febre alta — acima de 38,5°C —, sangue nas fezes, dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sinais de desidratação.

Mulher se sentindo enjoada ao acordar

A diarreia não deve durar mais de 14 dias. Se você perceber que suas fezes estão líquidas por um longo período, procure um especialista imediatamente – Foto: Freepik/ND

Se a diarreia estiver persistente, é hora de procurar um médico especialista para a recomendação de medicamentos sintomáticos para febre, dor e náuseas.

O que fazer para a diarreia passar?

Ingerir muita água, tomar soros, evitar alimentos gordurosos ou que causam gases, como frituras, brócolis, pepino, couve, cebola e ovos.

Procure higienizar bem os seus alimentos, consumir água potável, evitar alimentos crus ou mal higienizados e lavar as mãos antes de manipular alimentos.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira os vídeos dos especialistas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.