Como tomar magnésio para combater a fadiga muscular

A grande maioria dos nutrientes, vitaminas e minerais dos quais nosso corpo precisa é encontrada nos alimentos. Mas saber quais e quantos deles devemos consumir para melhorar determinadas funções do nosso corpo muitas vezes se torna uma dor de cabeça.

Segundo o site Medline Plus, o magnésio é um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano. O site explica que o mineral ajuda a criar um sistema imunológico saudável e ajuda os ossos a ajustar os níveis de glicose no sangue.

“Ele ajuda a manter as funções musculares e nervosas normais, apoia um sistema imunológico saudável, mantém o coração batendo de forma constante e ajuda os ossos a se manterem fortes. Também ajuda a ajustar os níveis de glicose no sangue. Auxilia na produção de energia e proteína”, explica ele.

na foto aparecem vários medicamentos de magnésio prontos a serem consumidos

Medicamento somente pode ser utilizado após avaliação médica – Foto: Divulgação/Pixabay

Magnésio: grande aliado no funcionamento de músculos

O magnésio é um grande aliado no funcionamento dos músculos e nervos. O nutricionista esportivo, Roberto Bolívar, diz que o mineral se espalha por todo o corpo assim que é ingerido.

“É difícil estimar os níveis de magnésio em um exame de sangue porque no sangue ele se reflete entre 1 e 2% do total. O restante está distribuído por todo o corpo, principalmente nos ossos e músculos, portanto é realmente difícil saber se há uma deficiência”, disse ele.

O nutricionista recomenda o consumo de nozes como amêndoas e amendoim – aveia, cacau puro e espinafre. Ele se referiu às pessoas que tomam suplementos alimentares, mas não sabem de onde eles vêm.

“Mais complexa é a questão da suplementação, pois o problema é que as pessoas compram suplementos baratos, como o óxido de magnésio, e ele é o menos biodisponível, o menos absorvido”.

na foto aparece um fraco cheio de comprimidos de magnésio

Mineral ajuda o corpo a manter a saúde – Foto: Pexels

“Há outros que são mais bem absorvidos, como o citrato de magnésio, que tem uma ótima relação custo-benefício, ou o bisglicinato de magnésio e o malato de magnésio. Qual é a dose? Depende muito das circunstâncias individuais, mas, como regra geral, a dose recomendada é de aproximadamente 250-450 miligramas por dia”, concluiu o especialista.

Quais alimentos são ricos desse mineral?

Existe uma lista de alimentos ricos desse mineral que são uma excelente forma de obter esse mineral importante por meio da ingestão diária de alimentos.

Nozes e sementes

As amêndoas, nozes, amendoim, avelãs, sementes de abóbora e sementes de girassol são ricas desse mineral.

Leguminosas

Feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas, soja e seus derivados, como o tofu são boas fontes desse mineral.

Vegetais de folhas verdes

Espinafre, acelga, couve, mostarda e alface romana.

Peixes

Salmão, cavala e truta são peixes que contêm quantidades significativas desse mineral.

Grãos integrais

Grãos integrais como aveia, quinoa, arroz integral, trigo sarraceno e cevada são fontes desse mineral.

Bananas

As bananas são uma fruta rica em magnésio e também contêm potássio.

Abacates

São uma fonte nutritiva desse mineral e gorduras saudáveis.

Chocolate amargo

O chocolate amargo com alto teor de cacau (acima de 70%) também é uma fonte de magnésio.

Produtos lácteos

Alguns produtos lácteos, como iogurte e kefir, também contêm esse mineral.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.