Grupos indígenas no trevo de Tubarão são tema de reunião entre SMDS e PRF

Parcerias buscam soluções para acolher famílias indígenas em situação de vulnerabilidade na BR-101

Na tarde desta segunda-feira (6), a secretária municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Heloísa Cabral, se reuniu com o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão, Gustavo Marangoni, para discutir a situação de famílias indígenas que estão alojadas no trevo de acesso à cidade, na marginal da BR-101.

De acordo com Marangoni, esse é um fenômeno recorrente nesta época do ano, quando grupos indígenas de Nova Laranjeiras, no norte do Paraná, chegam à região para comercializar artesanatos. “A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a CCR ViaCosteira, concessionária da rodovia, já foram acionadas para tratar do caso, uma vez que a área é de domínio da União”, informou.

A secretária Heloísa Cabral destacou que a SMDS, em parceria com a PRF e a CCR ViaCosteira, realiza um trabalho contínuo de assistência às famílias indígenas. “Esses parceiros têm sido fundamentais na busca por alternativas que garantam segurança e dignidade às famílias”, afirmou.

Por estarem em uma área inadequada e sob risco, o município oferece acolhimento em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com recursos destinados à assistência social. Contudo, Marangoni informou que as famílias frequentemente recusam o acolhimento. “Eles preferem permanecer no local, o que aumenta a importância da intervenção da Funai para buscar soluções que respeitem a cultura e os direitos indígenas”, concluiu.

#TubarãoSC #PovosIndígenas #AssistênciaSocial #BR101 #ParceriasInstitucionais

O post Grupos indígenas no trevo de Tubarão são tema de reunião entre SMDS e PRF apareceu primeiro em Conversa de Botequim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.