Casos de viroses aumentam em Balneário Camboriú; médico alerta para cuidados

Os casos de viroses têm aumentado gradativamente e representam a maioria dos atendimentos realizados nas unidades de saúde de Balneário Camboriú em 2025. Nos primeiros dias de janeiro, quase 5 mil atendimentos médicos foram registrados, sendo a maior parte deles relacionada a problemas de gastroenterite.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

As unidades de saúde têm recebido milhares de pacientes com os sintomas característicos de viroses, como febre, náuseas, vômitos e diarreia. A alta demanda acende o alerta para que a população tome cuidado para evitar a contaminação.

De acordo com o médico João Paulo Canela, é fundamental que a comunidade tenha cuidado com os alimentos e bebidas consumidos durante esse período, em que o vírus está em alta. “É Importante a gente ter prevenção, saber a origem da água, preparar bem as frutas, as verduras e os legumes, tomar cuidado com alimentos mal cozidos, lavar bem as mãos, e reforçar os hábitos de higiene” , destacou o doutor.

Ainda de acordo com o médico, os vírus se espalham por via oral e fecal, por meio de água e de alimentos contaminados. O alerta é para o cuidado com a preparação de alimentos durante esse período de viroses.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Para aqueles que ficam doentes, a indicação médica é procurar ajuda hospitalar. “Em caso de contaminação, é indicado que a população procure ajuda médica para receber as orientações e atendimento adequado. Além disso, é importante que o paciente descanse e consuma apenas alimentos leves”, informou o Dr. Canela.

Números das unidades de saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Nações foi a que mais realizou atendimentos na primeira semana de 2025, com 2.294 atendimentos, sendo que cerca de 70% dos casos eram viroses. A UPA da Barra atendeu 1.750 pessoas no mesmo período e 80% desse número eram casos de gastroenterite.

O Pronto Atendimento do Hospital Ruth Cardoso também registrou alta nos casos de viroses, não sendo informada a porcentagem exata de atendimentos.

Apesar do aumento dos casos, a cidade não vive um surto de virose. A situação está relativamente controlada, conforme informou o Dr. Canela.

Matéria por: Érica Guckert – estagiária de Jornalismo


LEIA NO PORTAL MENINA

Em Itapema, Xepa cria 3 secretarias, corta comissionados e deve economizar R$ 3,2 milhões

Adolescente avisa policiais que padrasto está agredindo mãe no Tabuleiro, em Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.