Policiais bilíngues reforçam atendimento ao público estrangeiro nas praias catarinenses

Uma das novidades da Operação Veraneio deste ano é a identificação dos policiais fluentes em outros idiomas, que atenderão ocorrências envolvendo turistas estrangeiros. Esses militares utilizarão um braçal bilíngue, exibindo bandeiras dos idiomas falados e o brasão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) com a inscrição “Tourist Police”. A iniciativa busca facilitar a comunicação e garantir uma experiência mais segura aos visitantes internacionais.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, o Major Tiago Lemos, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, destacou a importância da ação. “Hoje, a média de formação dos policiais já é de nível superior, o que traz uma bagagem de conhecimento maior. Aproveitamos isso para implementar o uso dos braçais identificadores, que mostram, por exemplo, uma bandeira da Espanha ou da Inglaterra, indicando que o policial fala espanhol ou inglês. Assim, turistas estrangeiros conseguem se comunicar e buscar informações ou assistência diretamente com esses profissionais.”

De acordo com o Major, os policiais bilíngues atuam em diversos balneários do estado, incluindo Arroio do Silva, Balneário Rincão e outras praias populares do Sul de Santa Catarina. Além disso, estão preparados para fornecer informações de utilidade pública. “Eles orientam desde acessos a prédios públicos e hospitais até pontos turísticos e locais de interesse. Quando os policiais não são da região, oferecemos aulas inaugurais para apresentar a realidade do município e preparar melhor o atendimento.”

O programa foi lançado durante a Operação Veraneio, que ocorre em períodos de grande fluxo turístico, mas a intenção é expandir a iniciativa para outras temporadas. O Major também aproveitou para reforçar dicas de segurança aos frequentadores das praias. “A segurança é feita por todos. Orientamos que as pessoas cuidem de suas casas, evitem deixar objetos de valor visíveis na praia e usem o bom senso, especialmente no consumo de álcool. Essas atitudes ajudam a evitar problemas.”

A ampliação do efetivo policial em 26% na região Sul também permitiu a implementação de outras estratégias de segurança, como o patrulhamento de bicicletas e quadriciclos, garantindo maior presença nas praias e inibindo práticas ilícitas.

Confira entrevista completa

 

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.