Prefeita de Amajari, Núbia Lima, fala em organizar o crescimento urbano e preservar áreas de floresta em Tepequém


Nubia Lima, de 52 anos, assumiu o segundo mandato no dia 1º de janeiro de 2025 e fica até dezembro de 2028. Núbia Lima, prefeita de Amajari
Caíque Rodrigues/g1 RR
A prefeita de Amajari, Núbia Lima (PP), de 52 anos, pretende organizar o crescimento urbano na serra do Tepequém, principal ponto turístico de Roraima que fica no município, além de preservar as áreas de floresta do local. A afirmação foi dada em entrevista ao Jornal de Roraima 1ª edição desta sexta-feira (10).
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Com 3.127 votos (48,82%) nas eleições municipais de 2024, Núbia foi reeleita prefeita do município e foi nomeada no dia 1º de janeiro de 2025. A vice-prefeita de Amajarí é Gleyce Mota (REPUBLICANOS).
De acordo com a prefeita, a vila de Tepequém tem crescido de forma “desordenada” e, por isso, ela avalia que a questão fundiária é essencial para o novo mandato.
“A questão fundiária é essencial. Estamos buscando parcerias com os governos estadual e federal para organizar o crescimento desordenado de algumas áreas, como o Tepequém. Também pensamos na preservação ambiental, principalmente em áreas turísticas como as cachoeiras, que atraem muitos visitantes”, disse a prefeita na entrevista ao JRR1.
Ela também falou em investimentos na educação, com foco em trabalhar de maneira alinhada como governo Federal pra aprimorar o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR).
“Temos 21 comunidades atendidas e estamos investindo em novas escolas e reformas. Também damos atenção especial à formação dos jovens no Instituto Federal para que estejam preparados para oportunidades futuras, seja no município ou em outras regiões”.
Na entrevista, ela também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo município com a falta de uma delegacia local e, para isso, ela disse trabalhar para conseguir com o governo do Estado recursos para a construção da Delegacia de Amajari.
“Na segurança, enfrentamos desafios devido à falta de delegacia local. Trabalhamos para solicitar mais recursos e apoio do governo estadual. Já na saúde, temos unidades básicas nos assentamentos e comunidades indígenas, além de UBS em reforma e ampliação para melhor atender a população”.
A entrevista com a prefeita Nubia Lima faz parte de uma série produzida pela Rede Amazônica, em que todos os prefeitos empossados no dia 1º de janeiro deste ano. A série começou na segunda-feira (6).
Localizado no Norte do estado, distante cerca de 155,5 km da capital Boa Vista, Amajari é o lar de 13.927 pessoas e é o na 8ª mais populoso conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem uma área de cerca de 28.472 km² e uma média de 4,58 moradores por residência.
Assista a entrevista no JRR1:
Prefeita de Amajari, Núbia Lima, fala sobre planos para o 2° mandato
Quem é Núbia Lima
Núbia Lima, prefeita de Amajari, chegou a Roraima em 1989, natural de Araguatins, Goiás. Ao longo dos anos, construiu a vida e carreira política no estado. Na trajetória pública, foi primeira-dama entre 2009 e 2012 e se lançou candidata à prefeita em 2016, mas não se elegeu. Em 2020, foi eleita e reeleita em 2024 prefeita de Amajari.
Com formação em Gestão de Políticas Públicas, Núbia também possui pós-graduação em diversas áreas, como Gestão Social, Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, além de Trabalho Social e Assistência às Famílias.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.