Operação Praia Legal autua 4 falsos profissionais de educação física em Pernambuco

Durante uma operação realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), chamada Operação Praia Legal, quatro pessoas foram autuadas por não possuírem habilitação para trabalhar com Educação Física. A fiscalização ocorreu entre os dias 06 e 10 de janeiro, na orla das cidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Tamandaré, Itamaracá, Ipojuca e São José da Coroa Grande.

A fiscalização é realizada pelo menos, a cada seis meses, e tem a finalidade de verificar se atividades físicas e esportivas realizadas nas praias de Pernambuco, são desenvolvidas por Profissional de Educação Física regular junto ao Sistema CONFEF/CREFs. O objetivo é evitar o exercício ilegal da profissão e conscientizar as pessoas que fazem atividades físicas nas praias, buscarem acompanhamento com um Profissional de Educação Física habilitado junto ao Conselho.  

Segundo o Conselho, no total foram 26 atividades observadas na operação, um grupo de corrida, 21 treinamentos funcionais, dois treinamentos de voleibol, um treinamento de futevôlei e um treinamento personalizado. 30 pessoas fiscalizadas, sendo 26 Profissionais de Educação Física e quatro pessoas autuadas por não possuírem habilitação para atuarem, tendo suas atividades encerradas (um leigo, um graduado, um licenciado, um estudante).

“Temos sido implacáveis com o exercício ilegal da profissão. Com ajuda da tecnologia, drone, câmeras corporais e inteligência artificial temos combatido todas as irregularidades em espaços físicos ou virtuais. Coach, blogueiro, fisiculturista, estudante universitário, ex-atleta, influenciador digital, advogado ou qualquer outro não pode orientar, dar dicas, aulas ou prescrever exercício físico. Apenas o Profissional de Educação Física regular junto ao CREF tem essa prerrogativa. Quem fizer algo dessa natureza responderá criminalmente”, afirmou o presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), que também é advogado.

Ainda de acordo com o Conselho, as vistorias seguem em todos os espaços com exercícios físicos como praias, academias, escolas, parques, studios e etc, além da Internet, para que a sociedade tenha acesso a um serviço de qualidade evitando acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas. O CREF12/PE trabalha com drone e os fiscais utilizam câmeras corporais desde 2021 para realizar as fiscalizações com transparência.

O post Operação Praia Legal autua 4 falsos profissionais de educação física em Pernambuco apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.