Escola de Verão e das Águas de 2025 abordará turismo de base comunitária no contexto do desenvolvimento territorial sustentável

Preparar e qualificar agentes de desenvolvimento territorial é o objetivo da IV Escola de Verão e das Águas (EVA), que será realizada de 06 de março a 1º de abril de 2025, com encontros on-line transmitidos pelo canal do Youtube do Laboratório da Multifuncionalidade Agrícola e do Território da Universidade Federal de Santa Catarina (LEMATE/UFSC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link até 10 de fevereiro. Será fornecido certificado para quem cumprir 75% de presença.

A atividade é um curso de extensão em formato de conferências on-line para fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. No ano de 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”. A EVA também apresenta e discute projetos, pesquisas e outras iniciativas que visam promover o fortalecimento de redes de cooperação entre pesquisadores e atores territoriais. 

Com coordenação do LEMATE, a comissão organizadora é composta também por membros do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo/UFSC), que tem sede no Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC). As atividades da Escola de Verão e das Águas são destinadas aos atores territoriais, estudantes de pós-graduação e graduação, professores, pesquisadores e ao público em geral que se identifica e atua na área do desenvolvimento territorial sustentável. 

A sessão de encerramento será realizada de forma híbrida, com o encontro presencial no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

Histórico

A Escola de Verão e das Águas nem sempre foi chamada assim. Na sua primeira edição, que ocorreu em 2022, o evento se chamava “Escola de Verão”. Porém, para ultrapassar os limites da região Sul e contemplar colegas e participantes das outras regiões do País, em que o regime estacional é dividido em duas estações, uma seca e uma chuvosa, optou-se por incluir “das Águas” no título permanente da Escola a partir da edição seguinte, em 2023. 

O Desenvolvimento Territorial Sustentável foi o tema da primeira Escola, em 2022. No ano seguinte, os “Territórios Rurais Criativos” foram objeto de discussão, pesquisa e aprendizado do evento. E em 2024, as “Inovações e Práticas Sustentáveis nos Territórios Rurais” estiveram no foco da Escola de Verão e das Águas. 

A programação completa da IV Escola de Verão e das Águas está disponível aqui.

 

Para se inscrever, acesse aqui.

Para assistir ao curso, acesse aqui.

Mais informações na página do LEMATE.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.