Integrado abre inscrições para Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local em parceria com UNISUAM-RJ


Com mais de 15 anos e nota de excelência pela CAPES, programa contribui para o desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico. Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. Já o relatório Ranking de Competitividade dos Estados — elaborado pelo Centro de Liderança Pública — colocou o Paraná na terceira posição geral após avaliar dez pilares estruturantes como educação, sustentabilidade, capital humano, infraestrutura, inovação, entre outros.
E para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e tecnológico do Paraná, do Brasil e atender às demandas por práticas e soluções inovadoras, o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) — em parceria com a Universidade Augusto Motta (UNISUAM), do Rio de Janeiro — apresenta o Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local (PPGDL).
Avaliação máxima no CAPES
Mestrado profissional em Desenvolvimento Local (PPGDL) visa criar tecnologias sociais que gerem qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico do território.
Freepik
Reconhecido com avaliação (5 estrelas) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o mestrado profissional PPGDL tem como propósito criar soluções, produtos e patentes que possam resolver problemas locais, bem como desenvolver soluções para Empresas, para Governos, e também possibilita o desenvolvimento de Tecnologias que gerem impacto social.
“Os estudantes serão estimulados a pensar em propostas para reduzir desigualdades e gerar impactos positivos em áreas como saúde, habitação, educação, sustentabilidade e também às populações vulneráveis”, explica Fabricio Pelloso, head de Inovação do Integrado e coordenador do PPGDL.
Foi o que aconteceu com Gustavo Calanca, que cursou o Mestrado em Desenvolvimento Local. Por meio do projeto Descarte Solidário, ele realizou uma ação social que impactou o meio ambiente e a qualidade de vida da região de Presidente Prudente (SP).
“Coletando as cartelas de medicamentos vazias, chamadas de blíster, ele conseguia trocá-las por cadeiras de rodas para doação, e com isso, envolveu toda a cidade”, explica Patricia Maria Dusek, Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local na UNISUAM.
Diferenciais
Entre os diferenciais do Mestrado em Desenvolvimento Local oferecido pelo Centro Universitário Integrado está a multidisciplinaridade; uma vez que os conhecimentos apresentados serão voltados a todas as áreas do conhecimento. “O objetivo é formar profissionais capazes de analisar diferentes contextos, promover a inovação e fomentar o trabalho colaborativo”, destaca Fabricio Pelloso.
Outra novidade é o estudo em formato híbrido, com disciplinas presenciais e remotas (síncronas), e duração de dois anos. Com três linhas de pesquisa — Estado, Sociedade e Desenvolvimento Local; Cadeias Produtivas Sustentáveis; Gestão da Inovação e Empreendedorismo — o curso vai promover o conhecimento científico aplicado à prática.
Reconhecido pela excelência na UNISUAM o mestrado PPGDL já permitiu ampla produção bibliográfica e técnica de professores e estudantes; inclusive com vários pedidos de patente e registro de programas de computador e aplicativos.
Inscrições abertas
As inscrições para a turma que inicia no primeiro semestre de 2025 estão abertas, seguem até o dia 30 de janeiro e podem ser feitas pelo link https://hs.unisuam.edu.br/inscricao-pos-graduacao-stricto
O processo seletivo contempla prova escrita, análise de currículo e entrevista presencial. Profissionais de todas as áreas do conhecimento e estudantes do último período de cursos de graduação podem se inscrever.
O mestrado oferece financiamento das mensalidades por meio do PraValer; instituição privada que atua no aporte estudantil e permite maior flexibilidade no pagamento.
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância — incluindo Direito, Medicina e Odontologia — e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.