Mesmo com Covid em queda, Secretaria de Saúde de Pernambuco alerta para a continuidade das medidas de prevenção

O período mais preocupante da Covid-19 já passou e os números da Secretaria de Saúde (SES) em 2025 demonstram essa realidade em Pernambuco. Mesmo com a queda acentuada de casos, o óbito de um paciente com o vírus nos primeiros 11 dias do ano reforça a importância de conter a transmissão.

Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, a pasta notificou 1.484 casos leves, 28 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e dois óbitos por Covid-19. No mesmo período do ano passado, o órgão confirmou 26.214 casos leves da doença, 283 de SRAG e 99 óbitos.

No recorte de um ano, a Secretaria de Saúde apresentou o decréscimo de total de 262% nos casos leves, 90% nos casos graves e 98% nos óbitos. Os índices são um alívio para quem atravessou a pandemia, mas o vírus ainda circula no estado e grupos vulneráveis precisam manter os cuidados para evitar as chances de infecção.

Conforme o último boletim da SES, que reúne dados de 29 de dezembro de 2024 até 11 de janeiro deste ano, Pernambuco notificou 736 casos leves, sete de SRAG e um óbito.

LeiaJá também: Esquecida, mas não superada: Covid-19 continua matando 5 anos após seu surgimento

Por isso, a SES seguiu o informe técnico do Ministério da Saúde, que indica a vacinação para gestantes, com uma dose a cada gravidez; crianças, com o esquema primário de três doses e idosos, com uma dose por ano.

“Apesar de o aumento não ser significativo, quando comparado ao mesmo período de anos anteriores, as medidas de prevenção e controle das doenças respiratórias devem permanecer, como uso de máscaras por pessoas sintomáticas, atualização do calendário vacinal e a permanência da etiqueta respiratória”, recomendou a Secretaria de Saúde em nota.

O post Mesmo com Covid em queda, Secretaria de Saúde de Pernambuco alerta para a continuidade das medidas de prevenção apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.