VÍDEO: O que é uma ‘supercélula’, nuvem gigantesca que assustou moradores no interior de SP

Moradores do interior de São Paulo ficaram impressionados ao observar uma ‘supercélula’ na tarde da última sexta-feira (18). Uma gigantesca nuvem de tempestade surgiu nos céus de várias cidades e assustou quem se deparou com o fenômeno.

Moradores do interior de São Paulo se assustaram com ‘supercélula’ na última sexta-feira (17) – Foto: Reprodução/ND

A estrutura e o tamanho da formação chamaram a atenção, com registros sendo feitos por moradores de municípios como Sorocaba, Itapetininga, Alambari, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Piedade e Tatuí. A nuvem de tempestade, que se formou em condições propícias, foi um evento raro para a região.

Nuvem gigantesca avançou sobre a região de Sorocaba na última sexta-feira (17) – Foto: Reprodução/ND

Calor e umidade foram responsáveis pela formação da ‘supercélula’

De acordo com a Metsul, processo de convecção, com o ar quente subindo na atmosfera, formou grandes nuvens de desenvolvimento vertical. Com a atuação do calor e da umidade no processo de convecção, se formam os temporais de verão.

O ambiente nessas cidades estava ideal para a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, com uma massa de ar quente e úmido tropical sobre o estado de São Paulo. As temperaturas atingiram 33,6ºC em Valparaíso, e no Mato Grosso do Sul, os termômetros marcaram 41ºC, proporcionando condições favoráveis para o fenômeno.

Atuação de calor e umidade foram responsáveis pela formação da nuvem gigante – Foto: Reprodução/ND

A nuvem observada no interior paulista teve a estrutura de uma célula de tempestade, sendo classificada como uma supercélula. Esse tipo de formação se caracteriza por uma corrente ascendente de ar organizada e muitas vezes giratória, criando um mesociclone.

O mesociclone é um fenômeno resultante do cisalhamento do vento, quando há uma diferença significativa na velocidade e direção dos ventos em diferentes altitudes. Esse tipo de tempestade é conhecido por gerar tornados e outros fenômenos severos, como ventos fortes e granizo, que aumentam o risco de danos em áreas afetadas.

Veja o registro feito por moradores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.