A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza nesta quinta-feira, 22 de agosto, a recepção à comunidade internacional para o segundo semestre de 2024. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) por meio do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape).
A recepção terá início às 9h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus da Trindade, em Florianópolis. O evento é dedicado à comunidade de estudantes internacionais, tanto regulares quanto em mobilidade acadêmica. Os padrinhos e madrinhas dos estudantes também estão convidados a participar.
Neste semestre, a UFSC receberá 31 alunos na graduação, provenientes de nove diferentes países. Desse total, 21 são do Programa Incoming, e tem como origem França, Alemanha, China e Portugal; oito deles pertencem ao Programa Escala Estudiantes de Grado, promovido pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), oriundos de Argentina, Uruguai e Chile; e dois integram o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), ingressantes em Florianópolis. A UFSC espera receber ainda outros 10 estudantes refugiados, solicitantes de refúgio e portadores de visto humanitário.
A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal, explica que “trata-se de um número reduzido em relação à média de estudantes internacionais recebida semestralmente na UFSC devido à greve do primeiro semestre de 2024, que inviabilizou as candidaturas para o intercâmbio. A expectativa é de que esse número cresça significativamente no primeiro semestre de 2025”.
Para conferir a programação do evento, acesse o site da Sinter.