As quatro características de uma pessoa narcisista que acendem alerta

Você conhece as características de uma pessoa narcisista? O TPN (Transtorno de personalidade narcisista) é descrito por padrões comportamentais que impactam negativamente as relações pessoais, familiares e profissionais.

Duas pessoas conversando sentadas em um sofá

Conheça as principais características de uma pessoa narcisista  – Foto: Canva/ND

Embora qualquer pessoa possa demonstrar traços narcisistas ocasionalmente, pessoas com essa condição costumam exibir comportamentos constantes, que podem afetar seus relacionamentos e interações com as demais pessoas.

Sendo assim, qual as principais características de uma pessoa narcisista? Veja abaixo!

Características de uma pessoa narcisista

Entre a necessidade de ser tratado com admiração e atenção ou agir com manipulação, veja abaixo as características de uma pessoa narcisista.

1. Necessidade constante de admiração e atenção

Pessoas narcisistas buscam incessantemente elogios e validação externa para se sentirem valorizadas. Essa necessidade pode levá-las a monopolizar conversas, criar situações para se destacar ou até manipular cenários para manterem-se no centro das atenções. Quando não recebem o reconhecimento esperado, podem reagir com frustração ou irritação, gerando desconforto nos outros.

2. Falta de empatia

Uma característica marcante é a dificuldade em reconhecer e compreender os sentimentos e necessidades alheias. Isso resulta em comportamentos egoístas e insensíveis, prejudicando vínculos e causando frustração nas pessoas ao redor, que frequentemente se sentem desvalorizadas ou ignoradas.

Pessoa segurando um boneco de marionete

Existem quatro características de uma pessoa narcisista que você deve ficar atento – Foto: Canva/ND

3. Visão inflada de sua própria importância

Pessoas narcisistas acreditam serem superiores e únicas, esperando um tratamento especial. Essa sensação de grandiosidade pode levar à desvalorização das opiniões e críticas dos outros, frequentemente com desprezo. Essa atitude serve como um mecanismo para reforçar sua autoimagem idealizada.

4. Manipulação e controle emocional

A manipulação é uma ferramenta recorrente para conseguir o que desejam. Seja fazendo os outros se sentirem culpados ou inseguros, os narcisistas criam cenários em que parecem ser vítimas, conduzindo os demais a atenderem suas necessidades. Essa dinâmica muitas vezes resulta em relacionamentos marcados por dependência emocional e ambiente tóxico.

O impacto do narcisismo nas relações

Os especialistas alertam que é importante reconhecer essas características de uma pessoa narcisista, pois sempre devemos proteger a saúde emocional e preservar as nossas relações. Conforme estudos publicados no Journal Personality Disorders, pessoas com TPN apresentam dificuldades de desenvolver conexões empáticas, isso interfere diretamente na construção de laços saudáveis.

Além disso, uma pesquisa realizada pela American Psychological Association mostram que as dinâmicas criadas por narcisistas frequentemente levam ao desgaste emocional de parceiros, familiares e colegas, devido à constante manipulação e necessidade de validação.

Pessoa cruzando os dedos

As dinâmicas criadas por narcisistas frequentemente levam ao desgaste emocional de parceiros – Foto: Canva/ND

Apesar de que qualquer pessoa possa exibir traços narcisistas em situações pontuais, a persistência e a intensidade dessas características é o que define o transtorno de personalidade narcisista. Ao identificar esses comportamentos em alguém próximo, é fundamental estabelecer limites claros para evitar prejuízos emocionais.

Por isso, se você convive com alguém que apresenta essas características de uma pessoa narcisista, busque apoio psicológico, pois isso pode ser um recurso valioso para fortalecer sua autoestima e aprender estratégias para lidar com essas relações de maneira saudável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.