Janeiro Branco: Urussanga realiza evento sobre saúde mental neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga realizará neste sábado, dia 25, um evento especial em celebração ao Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização e promoção da saúde mental. Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”, o encontro acontecerá na sede do CAPS de Urussanga, localizada nos fundos do Posto de Saúde, ao lado do Ginásio de Esportes Centenário, entre os bairros da Estação e Morro da Glória. As atividades ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em meio à programação, as equipes também farão acolhimento da população, com atendimento individual aos cidadãos que comparecerem ao CAPS.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luan Varnier, a ação é um passo importante para a promoção do cuidado emocional. “O Janeiro Branco nos convida a refletir sobre a importância da saúde mental e como ela impacta diretamente na qualidade de vida de todos. Queremos que este evento seja uma oportunidade para dialogar, aprender e buscar soluções que possam beneficiar Urussanga e os urussanguenses de forma contínua”, afirmou.

A programação inclui palestras, atividades terapêuticas, exposições e práticas de bem-estar. O evento terá início às 8h com uma palestra da psicóloga Fabiana Pereira. Durante todo o dia, será possível prestigiar a exposição de trabalhos dos alunos do grupo Estação Liberdade, coordenados pela professora de artes Thaiz Mondardo, que utiliza o artesanato como forma de terapia ocupacional.

Entre os destaques da manhã, às 10h, ocorrerá uma atividade terapêutica com plantio de mudas ornamentais e confecção de vasos criativos a partir de materiais reciclados, como parte do projeto de revitalização do espaço do CAPS.

Já no período da tarde, às 14h, haverá prática de atividade física conduzida pelo profissional Krishna Zuanazzi, além de palestras sobre sustentabilidade e compostagem, com apresentação do projeto “Quinta do Chá”. Este projeto, em parceria com a UNESC, busca reconhecer as espécies e as características medicinais de cada uma. As iniciativas estão alinhadas com o projeto terapêutico “Plantar, colher cuidar”, promovida pelo CAPS com os pacientes com o cultivo de espécies variadas e a compostagem de resíduos orgânicos.

O encerramento do evento será marcado por uma conversa com o psiquiatra Dr. Gutemberg Siqueira e a psicóloga Dra. Alícia Vitório, das 16h30 às 17h, abordando o tema central da campanha.

“É muito importante a presença da comunidade, pacientes, familiares e interessados para participar deste sábado dedicado à saúde mental. Queremos reforçar a importância do cuidado emocional e do bem-estar como parte essencial da qualidade de vida”, convida Luan.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.