Vizinhos do Conjunto Beira-Mar convivem com temor de novos desabamentos

O desabamento de um dos prédios do Conjunto Beira-Mar, em Paulista, na manhã desta quinta-feira (30), reacendeu o sentimento de insegurança de quem vive ao lado do residencial. O incidente não causou mortes como em 2023, mas aumentou o risco para moradores e comerciantes de 12 imóveis nos arredores do conjunto.

A manicure Júlia Catarina comprou uma das garagens do Conjunto Beira-Mar com a desocupação dos proprietários. Há sete anos no local, ela recebe suas clientes e mora no imóvel em uma realidade de incerteza e omissão do poder público.

LeiJá também: Vídeo mostra momento em que prédio desaba em Paulista

Dentro de casa, o medo de ser atingida por destroços em um novo desabamento. Fora dela, Júlia encara de frente o resultado da falta que os moradores no conjunto faz para o bairro.

“Fica meio dificultoso o dia a dia porque a iluminação é precária, tem muito lixo aqui, dá muito bicho. A gente fica mais dentro de casa com medo do perigo”, contou a manicure, que cobra ações do município e do Estado.

Elivania Santos deixou sua casa no Conjunto Beira-Mar, mas ainda mora no bairro. Atual presidente da Federação das Associações dos Moradores de Núcleos de Cohab e Similares no Estado de Pernambuco (Femocohab-PE), a ex-moradora do condomínio representa os mutuários e proprietários de unidades habitacionais que passaram pelo sistema financeiro de habitação na busca por indenizações.

Ela disse que a vizinhança convive com o temor de novos desabamentos e cobrou que o Governo do Estado siga a recomendação da Defesa Civil do município e realize a demolição dos 14 prédios com riscos estruturais.

“Isso aqui é uma tragédia anunciada. Isso vai continuar acontecendo, é um projeto executado de maneira errada, não tem fiscalização. Isso é só um alerta”, apontou.

Demolição

O bloco D-10, que desabou em parte nesta quinta, faz parte do conjunto de 14 prédios do residencial e, de acordo com a Defesa Civil da Prefeitura de Paulista, deve ter a estrutura mais crítica demolida até esta sexta (31).

O post Vizinhos do Conjunto Beira-Mar convivem com temor de novos desabamentos apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.