Xantelasma: o que é a condição que fez homem ‘vazar’ colesterol pelas mãos após dieta rica em gordura


Homem nos Estados Unidos contou que estava fazendo dieta carnívora, com vários quilos de produtos com gordura de origem animal. Nível de colesterol do paciente era cinco vezes mais alto que o limite. Nódulos só podem ser retirados com cirurgia
Divulgação/JAMA
Um homem que passou meses fazendo uma dieta baseada em produtos de origem animal, com vários quilos de queijo e tabletes inteiros de manteiga, acabou desenvolvendo vários nódulos amarelos nas mãos, cotovelos e pés. Os médicos explicam que a condição se chama xantelasma e acontece quando a quantidade de colesterol e gordura é tanta que se acumula na pele.
O caso foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), um dos mais renomados do mundo. O xantelasma não é tão incomum, mas geralmente aparece na região dos olhos de quem tem altos índices de colesterol. No caso dele, no entanto, os nódulos estavam nas palmas das mãos, pés e cotovelos e em grande volume. (Veja a imagem acima)
O que é xantelasma?
O xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que se forma logo abaixo da superfície da pele. Ou seja, ele surge quando os níveis estão altos e acabam ‘vazando’ e formando as bolsas.
Homem ‘vaza’ colesterol pelas mãos após aderir a dieta carnívora
Essa condição é incomum?
Segundo os especialistas, a condição não é incomum. Pessoas com altos índices de colesterol podem desenvolver esse quadro. No entanto, os nódulos costumam ser poucos, pequenos e aparecem, geralmente, na região dos olhos.
🔴 O caso do paciente que viu os nódulos surgirem nas mãos, pés e cotovelos é extremamente raro. Segundo os médicos, isso aconteceu com ele por ter seguido, durante oito meses, uma dieta baseada em produtos de origem animal, com muita gordura sendo consumida diariamente. Os exames do homem mostraram um índice de colesterol até cinco vezes mais alto que o normal.
LEIA TAMBÉM:
A onda de evitar picos de glicose para emagrecer — e por que ela faz sentido
Mulher completa dois meses com rim de porco e se torna a primeira a sobreviver tanto tempo com órgão
Dieta do ovo: comer um, dez ou dezenas funciona para emagrecer e ganhar músculos?
Qual é o tratamento?
Segundo os médicos, os nódulos são indolores, e o principal tratamento é o controle dos níveis altos de colesterol no sangue.
No entanto, eles não desaparecem com a melhora do quadro e precisam ser retirados de forma cirúrgica ou com procedimentos menos invasivos, como o uso de ácidos e lasers. Se os nódulos forem grandes ou ocuparem uma área extensa, a remoção pode gerar cicatrizes.
Homem estava com índices tão altos de colesterol, que viu nódulos nascerem nas mãos
Divulgação/JAMA
Qual é o risco à saúde do alto nível de colesterol?
➡️ O colesterol é uma gordura que todos nós temos no corpo. Quando em níveis altos, ele pode agredir as artérias – que são os vasos que transportam sangue do coração para os diferentes tecidos. Ele faz com que se formem placas de gordura que obstruem e agridem as paredes desses ‘caminhos’, levando a problemas como AVC e infarto.
🩸 Segundo dados do Ministério da Saúde, 40% da população brasileira tem índices altos, e isso não ocorre apenas em adultos. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que uma em cada quatro crianças e adolescentes está com colesterol alto no Brasil.
O colesterol está ligado às principais causas de morte no país, e os médicos alertam que ele não pode ser negligenciado, reforçando que essa não é uma condição exclusiva de pacientes com obesidade.
“São milhares de mortes causadas por doenças relacionadas ao colesterol alto. No país, infarto e AVC são as principais causas de morte, por exemplo. As pessoas não podem negligenciar”, explica Kalil.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.