8 hábitos para abandonar se quiser ser amado pelos seus filhos à medida de eles crescem

Você se dedicou totalmente à criação dos seus filhos e agora que eles cresceram, e você não consegue se livrar da sensação de estar menos envolvido ou menos necessário na vida deles.

Você tentou permanecer conectado e acompanhar o mundo deles, mas parece que não está conseguindo. E nem sempre é uma confissão de partir o coração.

Mas isso pode ser apenas uma sensação sutil de que você não se sente tão querido ou importante quanto antes. E se quiser ser amado pelos seus filhos conforme eles crescem, é melhor tratar de abandonar esses hábitos.

na foto aparece um pai que se quiser ser amado terá de lidar com o crescimento do filho

Pai fala com o filhos sobre suas ações e o encoraja a tomar uma decisão – Foto: Freepik/ND

8 hábitos para abandonar se quiser ser amado por seus filhos

1) Deixar de lado a necessidade de estar certo

Um dos hábitos que se deve abandonar se quiser ser amado por seus filhos é deixar de lado a necessidade de estar certo.

Porém, à medida que os filhos crescem, eles desenvolvem suas próprias perspectivas e opiniões. Os pais sempre tentam impor o ponto de vista sobre o dos filhos, mas isso pode criar um muro entre eles.

Com o tempo, isso pode corroer a proximidade entre pais e filhos. Então, se quiser ser mais amado pelos seus filhos conforme eles crescem, esse é um hábito do qual você pode querer se livrar.

2) Livrar-se do hábito de superproteção

Essa é uma linha tênue se quiser ser amado pelos seus filhos, é preciso se livrar do hábito de superproteção. Os pais tendem a cuidar demais e impor os medos deles aos filhos. Quando cruzamos essa linha, isso pode afastá-los em vez de aproximá-los.

Esse é um daqueles hábitos que pode parecer enraizado no amor, mas é um hábito que precisa ser abandonado se quiser se sentir mais amado pelos filhos conforme se envelhece.

3) Dizer adeus ao hábito de não ouvir

É mais fácil ouvir os filhos quando são jovens, pois as histórias são sempre diretas. À medida que eles crescem os problemas e experiências também crescem.

O hábito de não ouvir realmente, ou preparar respostas ou conselhos enquanto os filhos estão falando pode criar uma sutil distância entre pais e filhos. Esse é um hábito que é necessário se quiser ser amado pelos filhos.

Não é algo que acontece da noite para o dia. É um desvio lento que você pode nem perceber até que um dia perceba que suas conversas não têm profundidade.

4) Dizer adeus às críticas constantes

Quantas vezes os pais criticam os filhos mais do que elogiam? É fácil apontar o dedo dizendo o que eles fazem de errado e onde precisam melhorar.

na foto aparece um pai que se quiser ser amado terá de lidar com o crescimento do filho

Conversa e discussão entre pai e filho – Foto: Freepik/ND

E ninguém gosta de estar perto de que o critica de forma constante. Nem mesmo os filhos. Por isso, se quiser ser amado pelos filhos conforme envelhece, é preciso trabalhar para inverter essa proporção. Mais elogios, mais interações positivas e menos críticas.

5) Abandonar o hábito de não expressar amor

Expressar amor de forma aberta e verbalmente pode criar um forte vínculo entre pais e filhos, além de uma sensação de segurança e uma aceitação que pode resistir ao teste do tempo.

Trata-se de mostrar interesse pela vida dos filhos, reconhecer suas conquistas, apreciar os esforços e ser seu maior incentivador.

Portanto, se quiser ser amado pelos seus filhos conforme envelhece, lembre-se de expressar seu amor por eles aberta e frequentemente. É um hábito que só pode aproximá-los.

6) Liberte-se do hábito de não demonstrar vulnerabilidade

Um outro hábito importante é libertar-se do hábito de não demonstrar vulnerabilidade.

Quando os pais se abrem com os filhos sobre lutas, medos e esperanças, cria-se uma conexão mais profunda, um vínculo baseado na compreensão e empatia, em vez de apenas na autoridade parental.

Portanto, se quiser ser amado pelos seus filhos enquanto envelhece, é preciso deixá-los ver o lado bom e o lado ruim e tudo mais e não parecer invencível e sim mais humano.

7) Descartar o hábito de não abraçar a mudança

A vida é uma eterna mudança e conforme os pais envelhecem, os filhos se tornam adultos com vidas e mundos separados.

Eles desenvolvem novos interesses, formam novos relacionamentos, adquirem novos hábitos – eles mudam, e pode ser desafiador manter o ritmo.

No entanto, resistir a essa mudança, apegar-se ao passado ou comparar constantemente o presente com o passado pode criar um abismo entre pais e filhos.

Então, é importante abraçar a mudança e buscar celebrar o crescimento dos filhos a partir do crescimento deles. Isso mostra aos filhos o respeito que os pais têm por eles e que são amados pelo que estão se tornando.

8) Abandonar o hábito de não praticar o amor-próprio

Bem, se quiser ser amado pelo seu filho enquanto envelhece o último hábito é praticar o amor-próprio. Os filhos aprendem com os pais não apenas pelo que é dito a eles, mas pelo que é mostrado a eles.

Quando os pais amam a si próprios eles mostram aos filhos que a felicidade não depende apenas dos filhos. Isso os liberta do fardo de se sentirem responsáveis ​​pela satisfação dos pais.

Então, se você quer se sentir mais amado pelos seus filhos conforme você cresce, comece a se amar mais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.