Balneário Camboriú e Blumenau vão utilizar método inovador no combate ao mosquito da dengue

Depois de Joinville, as cidades de Balneário Camboriú e Blumenau serão as próximas em Santa Catarina a utilizar o método Wolbachia no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e febre amarela.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

A novidade foi anunciada na segunda-feira, dia 3, em Joinville, durante uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde, da Fiocruz e do World Mosquito Program (WMP). Balneário Camboriú foi representada pela secretária de Saúde, Aline Leal, e pelo diretor de Vigilância Ambiental Municipal, David Cruz.

O “Método Wolbachia” consiste na introdução de uma bactéria nos mosquitos Aedes aegypti, impedindo que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dos insetos, o que contribui para a redução dessas doenças.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Os mosquitos ‘infectados’ com a bactéria Wolbachia são liberados para se reproduzirem com os Aedes aegypti locais, criando uma nova população desses insetos. Com o tempo, a porcentagem de mosquitos que carregam a Wolbachia aumenta, reduzindo as chances de uma pessoa ser picada pelos Aedes aegypti que ainda não foram infectados e, consequentemente, ainda conseguem transmitir doenças.

De acordo com Aline Leal, ainda não há uma data prevista para o início da utilização do novo método. “Já iniciamos as conversas e tratativas com o Ministério da Saúde, mas há uma série de exigências a serem cumpridas. Portanto, é um projeto de médio e longo prazos”, explicou a secretária de Saúde.


leia no portal menina

Valas e bueiros entopem e causam transtornos a moradores de Camboriú

Troca de sistema de monitoramento interditará Túnel do Morro do Boi até 20 de fevereiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.