Clareza e objetividade: erros de comunicação que custam oportunidades. Por Vanessa Perin

A falta de clareza na comunicação é um dos principais motivos de mal-entendidos e perdas de oportunidades.

Imagine um arquiteto apresentando um projeto ao cliente, mas se enrolando nas explicações técnicas. O cliente, confuso, pode perder a confiança e desistir do serviço.

Comunicação objetiva começa com a organização do pensamento. Transmita uma ideia por vez e evite jargões (termos técnicos) desnecessários.

Utilize exemplos e analogias para facilitar o entendimento. Além disso, pergunte ao seu público (cliente ou plateia) se tudo ficou claro antes de avançar para o próximo ponto.

Ao adotar essas práticas, você evita confusão, aumenta a credibilidade e conquista a atenção do público, seja em vendas ou apresentações corporativas.

 

Para aprender a ser claro(a) e objetivo(a), faça parte das mentorias individuais ou em grupo. Saiba mais em https://vanessaperin.com.br.

 

 

 

 

 

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.