Megaoperação contra o crime: Polícia Civil e GAECO executam mandados em SC e PR

Uma grande operação de combate ao crime organizado foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) em Chapecó e diversas outras cidades de Santa Catarina e Paraná. A ação é coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Militar (PMSC), Polícia Científica (PCI), Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

A operação, que está na sua 4ª fase e foi batizada de “Sodalitas Finis”, conta com a participação de 423 agentes de segurança pública para cumprir 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva. A iniciativa visa desarticular uma organização criminosa que atua no estado de Santa Catarina.

Ação coordenada e linha dura contra o crime

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, a operação é resultado da unificação de investigações conduzidas pela PCSC e pelo MPSC. “Esta é uma grande operação que está sendo realizada para desmantelar grupos criminosos. O combate ao crime organizado e a linha dura contra a criminalidade são orientações diretas do governador Jorginho Mello. Nosso objetivo é garantir que Santa Catarina seja um estado seguro para a população catarinense”, afirmou Gabriel.

A operação conta com o envolvimento de Promotores de Justiça do MPSC, policiais do GAECO de Santa Catarina e Paraná, Policiais Civis, Militares, Policiais Penais, Bombeiros Militares e Guardas Municipais de Chapecó. Também participam policiais civis do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Para o cumprimento das diligências, foram mobilizados 11 cães farejadores das polícias de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de uma aeronave do SAERFRON da Polícia Civil e 146 viaturas.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas simultaneamente em Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, em Santa Catarina, e na cidade de Cascavel, no Paraná.

Histórico da Operação Sodalitas Finis

Desde a primeira fase da operação, deflagrada em 22 de agosto de 2023, as forças de segurança têm intensificado a repressão contra essa organização criminosa. As fases seguintes ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 e 10 de abril de 2024. Até o momento, 123 pessoas já foram presas no âmbito da operação.

Além das prisões, as ações resultaram na apreensão de armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro e grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.

O nome “Sodalitas Finis”, que significa “o fim do grupo”, reflete a principal meta da operação: desarticular a atuação da facção criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó. O grupo é apontado como responsável por diversos crimes graves, incluindo tráfico de drogas, homicídios e roubos.

Comunicação Social do MPSC

 

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.