Vítimas do deslizamento no Recife lutaram para sobreviver entre os escombros, diz perito

Os corpos das duas vítimas do deslizamento de barreira no Córrego da Bica, em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, foram retirados dos escombros por volta das 10h desta quinta-feira (6). A barreira cedeu por volta das 3h e invadiu a casa da família deixando apenas um morador vivo.

O Corpo de Bombeiros deslocou nove viaturas, 22 militares e dois cães de resgate para o trabalho de buscas após receber o chamado. O corpo da enfermeira Maria da Conceição Braz de Melo, de 51 anos, foi localizado por volta das 4h, em um dos quartos da casa. Vizinhos informaram que ela atuava no Instituto Materno Infantil Fernando Figueira (IMIP), na área central do Recife.

Já o corpo da filha Nicole Melo Braz de Souza, 23, foi encontrado cerca de 3h depois, entre o quarto e a sala do imóvel, explicou o perito criminal Severino Arruda.

A avaliação preliminar do estado dos corpos indica que mãe e a filha lutaram para sobreviver embaixo dos escombros. Maria Conceição apresentava sangramentos no nariz e na boca, o que, de acordo, sugere esforço para respirar.

“A vítima com idade um pouco mais avançada apresentava um sangramento na região nasal e oral, e um auditivo, mas muito pouco”, explicou Arruda.

“Pelo que eu vi, a filha ainda tentou empurrar os escombros com as mãos, mas não conseguiu. Deu a entender que foi uma reação de defesa tentando empurrar os escombros para respirar ou para tentar se salvar”, acrescentou o perito.

Severino Arruda, perito criminal. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Vizinha e amiga de infância de Maria da Conceição, a operadora de caixa Patrícia Ramos lamentou o ocorrido e a necessidade do poder público reforçar o cuidado com as barreiras na região.

“A gente nasceu e se criou juntas. É triste porque era uma pessoa de bem, trabalhadora, honesta e os filhos também. Foi uma perca grande para a gente”, disse. “A mãe de Conceição que fez o parto da minha irmã”.

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Filho foi o único sobrevivente

O único sobrevivente do deslizamento foi o filho Pedro Vinícius de Melo Filho, que não teve a idade revelada, e saiu ileso do incidente. Ele acompanhou o trabalho de buscas e deixou o local pouco após a remoção dos dois corpos pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

A residência foi quase totalmente destruída pela avalanche de lama e deixa risco para as casas vizinhas. A Defesa Civil do Recife interditou o imóvel da família e avalia a interdição de casas próximas e no alto da barreira.

Quer fazer alguma denúncia? Sugerir uma matéria ou até mandar críticas e elogios? Fala com a gente no Whatsapp. É só clicar aqui e mandar teu recado.

O post Vítimas do deslizamento no Recife lutaram para sobreviver entre os escombros, diz perito apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.