Após temporais, Grande Recife registra sete mortes e mais de 200 desalojados

A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (Sedec-PE) divulgou, nesta quinta-feira (6), o balanço das ocorrências associadas aos temporais que passam pelo estado. Segundo a pasta, o Grande Recife detém todos os casos, registrando 205 desalojados e 36 desabrigados nas últimas 48h. No levantamento, a Defesa Civil também confirma o registro de seis mortes. No entanto, o levantamento do LeiaJá aponta para a existência de sete mortes na Região Metropolitana neste período.

O balanço da Sedec, com informações colhidas até as 11h desta quinta-feira, ainda não contemplava a confirmação de um óbito por choque elétrico, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. As outras seis mortes aconteceram em bairros de Paulista, Camaragibe e em outras zonas da capital pernambucana.

As mortes no Grande Recife

Nessa quarta-feira (5), a Região Metropolitana registrou três casos de mortes por possível descarga elétrica ou eletroplessão (descarga elétrica acidental). O primeiro aconteceu pela manhã e teve como vítima o jovem Ruan Pablo da Silva Melo, de 21 anos. Ruan tentava voltar para casa após as aulas do curso que ele atendia, na área central da cidade, serem canceladas. O corpo da vítima foi encontrado boiando em um alagamento da Rua Dom Bosco, perto de uma parada de ônibus.

Os dois casos mais recentes aconteceram na noite da quarta-feira. As vítimas foram Myriam Vitoria Amorim Da Silva, de 24 anos, e Valdomiro Simões, de 18 anos. Myriam morreu por volta das 20h40, na Avenida Antônio Cabral de Souza com saída para a PE-22, em Paulista. Já o jovem Valdomiro, morreu eletrocutado ao tentar passar com uma bicicleta por um beco alagado no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife.

Houve, também no Grande Recife, duas mortes por afogamento, em Recife e Camaragibe. Na Vila Nossa Senhora de Lourdes, bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, o corpo de um homem, que não teve a identidade divulgada, foi resgatado pelos bombeiros. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de afogamento, após ser arrastado por uma enxurrada.

O comerciante André Fernandes da Silva Campelo, de 43 anos, foi a outra vítima de afogamento. Este caso aconteceu em Camaragibe, enquanto o trabalhador tentava se deslocar para o trabalho, um armazém de construção no município.

Os últimos dois óbitos em decorrência das chuvas aconteceram nesta quinta-feira. A enfermeira Maria da Conceição Brás de Melo, de 51 anos, e a fisioterapeuta Nikolle Keli Melo de Souza, de 23 anos, eram mãe e filha e morreram soterradas após uma barreira deslizar e cair sobre a casa delas no Córrego da Bica, no bairro de Passarinho, zona Norte do Recife.

Desalojamentos

Ainda de acordo com informações da Sedec, são 36 pessoas desalojadas em Jaboatão do Guararapes; 49 pessoas desalojadas e 26 desabrigadas, na cidade de Olinda e 120 pessoas desalojadas em Paulista. Nas demais regiões, não há registros de ocorrências junto à Central de Monitoramento da Defesa Civil do Estado. As equipes de engenharia realizam o mapeamento das áreas de risco com o uso de drones, para identificação de novas áreas vulneráveis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), da manhã da quarta (5) até a manhã desta quinta-feira (6), foram resgatados 317 adultos, 36 crianças e três animais. O Governo de Pernambuco reforça a importância de seguir as orientações das autoridades e permanecer atento aos alertas meteorológicos. Em caso de emergência, acione os canais oficiais de atendimento: 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Previsão do tempo e marés

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas no Grande Recife e nas Matas Norte e Sul acontecem devido à atuação de dois sistemas climáticos, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN). Nesta quinta-feira, o segundo fenômeno se direciona ao interior do continente, diminuindo a intensidade das chuvas nessas regiões. Ainda assim, há previsão de pancadas de chuva com diferentes intensidades.

Já a tábua de marés aponta que a maré terá seu pico, nesta quinta, às 23h31, chegando a 1,79 metros. O outro pico aconteceu às 10h34, marcando 1,77 metros. O momento de maré mais baixa acontecerá às 17h08, marcando 0,73 metros. Confira a previsão do tempo por região do estado:

Grande Recife: tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ao longo do dia. Mínima de 23° e máxima de 32°.

Mata Norte: tempo parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ao longo do dia. Mínima de 22° e máxima de 32°.

Mata Sul: tempo parcialmente nublado a nublado, com chuva moderada ao longo do dia. Mínima de 22° e máxima de 32°.

Agreste: tempo parcialmente nublado a nublado, com chuva rápida e fraca entre a tarde e a noite. Mínima de 19° e máxima de 33°.

Sertão de Pernambuco: tempo parcialmente nublado, com chuva rápida e fraca entre a tarde e a noite. Mínima de 21° e máxima de 32°.

Sertão do São Francisco: tempo parcialmente nublado, com chuva rápida e fraca entre a tarde e a noite. Mínima de 22° e máxima de 32°.

Fernando de Noronha: tempo parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ao longo do dia. Mínima de 25° e máxima de 29°.

O post Após temporais, Grande Recife registra sete mortes e mais de 200 desalojados apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.