“Não vai ter condições de uma criança estudar aqui”, diz mãe de aluno da escola Ivo Silveira em Balneário Camboriú

Há quatro dias do início do ano letivo em Balneário Camboriú, o Centro Educacional Municipal (CEM) Governador Ivo Silveira está com obras inacabadas. O local havia ficado fechado no ano passado para passar reformas e se tornar uma escola modelo. A indignação dos pais foi exposta durante o programa Bote a Boca no Trombone de quarta-feira, 6.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Os pais de alguns alunos decidiram realizar uma vistoria na escola para ver como tinha ficado o local após as obras. No entanto, encontraram a unidade inacabada, com a pintura recém feita, já descascando, e com água dentro da quadra poliesportiva. Além disso, o que o projeto prometia, como arquibancada na quadra, bicicletário e bancos para os alunos se sentarem, não foram cumpridos. 

Conforme afirmou o pai de um dos alunos, Karin, há poucos dias do início do ano letivo, a escola não possui ar condicionado instalado nas salas de aulas, e a questão da segurança é alarmante, pois há grades estragadas e até mesmo abertas. 

Foto: Gerson Fellipi/Rádio Menina

“Tem pias quebradas, sala de aulas que ainda estão com fios e tomadas jogadas, que não foram feitas, paredes que foram só pintadas por cima e não foram feitas as devidas manutenções”, comenta o pai, que deseja saber onde foram investidos os 8 milhões da reforma da escola. “Fazer uma escola modelo que hoje a gente vê até o mato está alto, sujo, bagunçado, como vai ficar? É isso que a gente quer saber”.

As reclamações continuam com a mãe de outro aluno, Luciane, afirmando que é um horror o que foi encontrado na escola, pois nem os filtros de água estão funcionando. “Não vai ter condições de uma criança estudar aqui”.

Secretaria de Educação se posiciona

De acordo com a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, desde que assumiram a pasta, no dia 1° de janeiro, eles estão tomando uma série de providências para tentar melhorar e finalizar o que não havia sido concluído na unidade. No entanto, com as fortes chuvas de janeiro, o que estava planejado teve que ser adiado e as prioridades no local foram outras. 

Foto: Gerson Fellipi/Rádio Menina

“A enxurrada prejudicou muito aquela unidade. Prejudicou de tal forma que foi necessário, tanto no dia quanto no outro, fazer uma limpeza, recolhimento de materiais, muita coisa que ficou lá e que a enchente trouxe”, pontuou a secretária. 

Quanto aos materiais deixados da obra dentro da escola, serão guardados no depósito da unidade. Além disso, ela informou que uma equipe irá no local para fazer a manutenção nas rachaduras, em infiltração, e no que ainda falta ser feito. Os ar-condicionado também deverão ser instalados até o início do ano letivo. 

“Nós adquirimos móveis novos para o Ivo Silveira, porque muitos daqueles móveis que estavam lá, teve que estragou ou que já era considerado inservido, aquilo vai ser recolhido. Ao mesmo tempo, os novos estão chegando”, afirmou Maria Ester.

A secretária pediu aos pais que entendam que estão se esforçando para deixar o local pronto para receber os alunos. 

Vídeo: Gerson Fellipi/Rádio Menina

“Eu sei que os pais estão bastante ansiosos para ver a escola equipada, bem arrumada. Só gostaria que eles entendessem que a gente está se esforçando para fazer o melhor. E algumas coisas que não estão dentro daquilo que era o esperado, nós estamos tomando providência. Eu lamento muito que a gente tenha recebido aquela reforma com todos os problemas que ainda vieram”, finalizou. 

O início do ano letivo em Balneário Camboriú inicia na segunda-feira, 10, para os alunos do ensino infantil e fundamental. 


Leia mais no portal menina:

Novo acordo deve possibilitar reabertura do Deck do Pontal Norte de Balneário Camboriú

“Nós temos um número assustador de atestados médicos”, diz secretário sobre servidores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.