Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira; mais de 67 mil vagas disponíveis

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, encerram-se às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (7). O programa do governo federal financia mensalidades de estudantes do ensino superior em instituições privadas.

Nesta edição, 50% das vagas serão destinadas a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que estejam com cadastro ativo.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 112 mil vagas para o Fies em 2025, sendo 67.301 no primeiro semestre e outras 44.867 no segundo.

Como se inscrever

Os interessados devem realizar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessando a seção do Fies e fazendo login com a conta Gov.br. Durante o processo, o candidato deve preencher seus dados pessoais e acadêmicos, além de selecionar até três cursos de interesse, informando estado, município e instituição de ensino.

Para concorrer às vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), é necessário marcar a opção correspondente na autodeclaração do perfil étnico-racial.

Ao finalizar a inscrição, o candidato deve salvar o comprovante com a chave de segurança gerada pelo sistema.

Requisitos

Para participar do Fies, é obrigatório ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Candidatos que participaram do Enem como “treineiros” não podem se inscrever.

Aqueles inscritos no CadÚnico serão considerados com base nos dados registrados até 11 de janeiro de 2025.

Divulgação dos resultados

O processo seletivo contará com chamada única, cujo resultado será divulgado em 18 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro para formalizar o financiamento.

Candidatos que não forem convocados na primeira chamada entrarão automaticamente na lista de espera, válida de 25 de fevereiro a 9 de abril, para possíveis vagas remanescentes.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.