Santa Catarina tem três alertas do Inmet para condições de chuvas e onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para as condições climáticas em Santa Catarina, que incluem chuvas intensas, acumulado de chuva e onda de calor.

A região do Vale do Itajaí e Litoral Norte estão sob o alerta amarelo, considerado de perigo potencial, para chuvas intensas. O aviso aponta para as condições entre esta sexta-feira, 7, e sábado, 8. 

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora. No entanto, o risco para quedas de árvores, alagamentos e outros incidentes é baixo.

Estão incluídas no alerta amarelo as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Penha, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. 

No Litoral Norte, as temperaturas mínimas serão de 19ºC e as máximas podem se aproximar dos 30ºC. Poderá ter sol, mas também pode haver pancadas de chuvas com raios. 


Chuvas intensas e onda de calor

Para a região de Joinville e áreas mais próximas à divisa com o Paraná, há alerta laranja para chuvas intensas. Nestes locais, a previsão é de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O alerta vale até as 23h59 deste sábado, 8.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Já a onda de calor deve atingir a região de Chapecó, no Oeste Catarinense, em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e o Paraguai. O alerta é vermelho, de grande perigo, e vai até as 22h desta segunda-feira, 10. 

Segundo o Inmet, as temperaturas vão se aproximar dos 40ºC e há riscos à saúde. Por isso, a orientação é contatar a Defesa Civil pelo 199, caso necessário.


leia mais no portal menina

“Todos os pacientes foram informados”, diz secretária sobre falta de pediatra na UBS Nova Esperança e Vila Real

Alíquota do IPTU de Balneário Camboriú será dividida em sete setores; confira valores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.