Chapecó inaugura a primeira Escola Cívica de Educação e Inovação

A Prefeitura de Chapecó vai inaugurar a Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, dentro da Unochapecó. As aulas iniciam nesta segunda-feira (10) e a cerimônia oficial de inauguração ocorrerá na terça-feira (11) às 9h.

foto da primeira Escola Cívica de Educação e Inovação em Chapecó

Chapecó inaugura a primeira Escola Cívica de Educação e Inovação – Foto: Divulgação/Diego de Bastiani/ND

A estrutura da escola possui 5.270 metros quadrados e conta com 22 salas de aula, sala de professores, secretaria, sala de gestão, banheiros e espaço para refeitório. A quadra de esportes está em fase de construção.

Escola Cívica voltada à inovação

Os alunos também terão acesso aos ateliês e laboratórios da universidade. Entre as oficinas que serão oferecidas aos estudantes estão Design Gráfico e Mídias Digitais, Inteligência Artificial e Criatividade Digital e Robótica.

foto da primeira Escola Cívica de Educação e Inovação em Chapecó

A quadra de esportes está em fase de construção – Foto: Divulgação/Diego de Bastiani/ND

Segundo o prefeito João Rodrigues, a nova escola representa um avanço na educação municipal, complementando projetos como o Mentes Digitais, que prioriza novas tecnologias, a disciplina de Pensamento Digital e a aquisição de equipamentos modernos, como chromebooks.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira no âmbito municipal, voltada à inovação, mas também à disciplina. Teremos o coronel da reserva Ademir Barcarollo como diretor dessa escola e de futuras unidades que pretendemos abrir nesse modelo. Inicialmente, atenderemos mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a nova Escola Cívica contribuirá para suprir a demanda por vagas na Grande Efapi, reflexo do crescimento da cidade”, destacou Rodrigues.

foto da primeira Escola Cívica de Educação e Inovação em Chapecó

O coronel da reserva Ademir Barcarollo será o diretor da escola – Foto: Divulgação/Diego de Bastiani/ND

Currículo diferenciado

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, ressaltou a proposta da escola. “A Escola Cívica vem para reforçar a formação socioemocional e o civismo, valores que foram se perdendo ao longo do tempo, mas cuja importância é fundamental para a formação dos estudantes. Chapecó é pioneira na concretização desse modelo de ensino, que oferecerá um currículo diferenciado, incluindo oficinas de mídias, esportes, pensamento científico, inteligência artificial, robótica e socioemocional, entre outros temas essenciais para a educação integral dos alunos”, explicou Tozzo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.