Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para adolescentes de 15 e 16 anos

O Governo de Santa Catarina anunciou a ampliação da vacinação contra a dengue no estado. A partir de agora, os municípios que já estavam imunizando adolescentes de 10 a 14 anos poderão expandir a aplicação da vacina para jovens de 15 e 16 anos. Atualmente, a vacinação está disponível em 76 municípios das regiões mais afetadas pela doença. A Secretaria Estadual da Saúde também já solicitou ao Ministério da Saúde a distribuição das vacinas para outras áreas, incluindo o extremo Oeste e Xanxerê.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressaltou a importância de utilizar todas as doses disponíveis, especialmente diante da baixa procura pelo imunizante. “A ideia é que possamos utilizar todas as vacinas disponíveis, considerando que a procura dos imunizantes está baixa. Dessa maneira, cada município contemplado avaliará sua disponibilidade para garantir a segunda dose e comunicar à população local. Assim, poderemos utilizar todas as vacinas e ter mais um aliado no combate à dengue. Lembrando sempre o pedido para que a população nos ajude a evitar focos de água parada, para impedir a proliferação do mosquito”, destacou.

Os números de vacinação ainda preocupam as autoridades. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, apenas 44% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina, enquanto somente 20% completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Para garantir a eficácia da imunização, é fundamental que as duas doses sejam aplicadas, respeitando o intervalo de 90 dias entre elas.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual e médico infectologista, doutor Fábio Gaudenzi, explicou os motivos da baixa adesão à vacina. Segundo ele, a falta de conscientização e o fato de o grupo etário de 10 a 14 anos não buscar sozinho os serviços de saúde são alguns dos fatores que limitam a vacinação. Além disso, por ser um imunizante novo, há insegurança por parte da população. “É um produto seguro e eficaz, avaliado pelos órgãos de controle, e já aplicado com sucesso em diversos países”, reforçou Gaudenzi.

Até a última sexta-feira (7), Santa Catarina registrou mais de 4.300 casos prováveis de dengue, com 420 confirmações laboratoriais. Dos 295 municípios catarinenses, 132 já possuem casos prováveis da doença. A população pode procurar as unidades de saúde de seus municípios para obter informações sobre a disponibilidade da vacina e garantir a proteção contra a dengue.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.