Embriaguez ao volante e escapamentos adulterados são alvo de operação em BC

Neste sábado, 8, as forças de segurança de Balneário Camboriú se uniram para uma operação dentro do programa Silêncio é Saúde, unida à fiscalização da Lei Seca. Ao todo, foram abordados 88 veículos, em barreiras na Avenida Martin Luther (em frente à prefeitura) e na Rua José Honorato da Silva, no Bairro Nova Esperança.

A ação integrou Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar. O foco foi diminuir a perturbação do sossego alheio, fiscalizando carros e motocicletas com escapamentos adulterados. Testes do etilômetro tipo passivo também foram utilizados, para identificar embriaguez ao volante.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

De acordo com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, foram emitidos 40 autos de infração de trânsito. Cinco automóveis foram removidos ao pátio e foram recolhidos cinco Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para regularização posterior.

A Operação Silêncio é Saúde foi idealizada pela 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú e é executada em parceria com as forças de segurança e fiscalização de trânsito.


Locação de veículos esportivos adulterados

O promotor José de Jesus Wagner relatou que a justiça tem informações de empresas em Balneário Camboriú que locam e vendem veículos esportivos com escapamentos adulterados. 

Segundo ele, são instalados “downpipe modificado” nos carros, fazendo a remoção ou desvio do catalisador. Outra alteração são os “pops and bangs”, que fazem mais combustível ser injetado para a queima no escapamento. Com isso, aumenta a potência do motor.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

“O problema é que esses procedimentos fazem com que o automóvel produza ruído e gases que extrapolam os limites previstos nas normas ambientais. Por isso, a partir do momento em que esses carros circulam pelas vias públicas, configura-se infração de trânsito, além de agressão ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, afirmou o promotor.


leia também no portal menina

Trator de limpeza da Ambiental e carro elétrico colidem em Balneário Camboriú

Mais de 45 alunos especiais não vão à escola por falta de professor auxiliar; prefeitura responde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.