Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Penha trata mais de 11 milhões de litros de esgoto por mês no verão

Inaugurada em junho de 2024, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá representa um passo importante para a consolidação do saneamento básico de Penha, em Santa Catarina. Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destaca que, em seus primeiros meses de funcionamento, a ETE demonstra sua relevância pelo crescente volume de esgoto tratado, evidenciando o compromisso da cidade com a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

De junho a dezembro de 2024, a ETE Gravatá tratou, em média, 7,2 milhões de litros de esgoto por mês. Esse volume, no entanto, saltou para 11,2 milhões de litros mensais entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. O aumento de 56,36% reflete o crescimento da população flutuante na cidade durante a temporada de verão. O volume tratado, entretanto, ainda está abaixo da capacidade mensal da estação, que é de 31,1 milhões de litros.

Atualmente, o sistema de coleta e tratamento de esgoto de Penha atende 60 ruas e 1.097 economias. Os moradores das demais ruas do bairro já foram autorizados e notificados para realizar a interligação à rede de esgoto. O esgoto proveniente dessas ligações regulares está sendo devidamente coletado e tratado na ETE Gravatá.

No entanto, nas ruas João André do Nascimento, Lacy Batista Ferreira e Agrícola Ferreiras, as ligações são consideradas irregulares e não autorizadas pela concessionária. Essa situação exige atenção e regularização por parte dos moradores para garantir o correto funcionamento do sistema e evitar problemas ambientais e de saúde pública.

“Com relação às três ruas que ainda não estão interligadas ao sistema, é preciso esclarecer que a interligação indevida de esgoto por parte dos moradores, contrariando as orientações da concessionária, acarreta a necessidade do uso do limpa-fossa”, pontua Reginalva. “Essa ação gera um ônus desnecessário, visto que o correto seria aguardar a autorização da Águas de Penha para realizar a conexão. Os moradores já foram notificados a respeito dessa orientação, e a persistência na interligação indevida é o principal motivo da contínua utilização do caminhão limpa-fossa”, completa.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Primeira ETE de Penha

Com capacidade para tratar, em média, 12 litros de esgoto por segundo — o equivalente a 1 milhão de litros por dia —, a ETE Gravatá atende às necessidades de boa parte da população presente e futura de Penha, contribuindo para a universalização do saneamento básico no município. A estação é a primeira de tratamento de esgoto da história de Penha, abrindo caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável. Inicialmente, a ETE tem capacidade para tratar o esgoto de 16.600 metros de rede coletora, beneficiando 1.298 residências do bairro Gravatá.

Equipada com tecnologia de última geração, a ETE Gravatá utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado é devolvido aos rios e ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e preservando o meio ambiente.


LEIA NO PORTAL MENINA

Balneário Camboriú recebe autorização para embarque e desembarque de cruzeiros nacionais e internacionais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.