Sensação térmica ultrapassa os 50°C no bairro das Nações; confira até quando vai o calor

Por volta das 11h desta quarta-feira, 12, os termômetros marcavam os 36°C no bairro das Nações, em Balneário Camboriú, mas a sensação térmica ultrapassava os 53°C. Na tarde desta terça-feira, 11, Brusque registrou a maior sensação térmica do Vale do Itajaí, com 50°C. 

A informação é do professor Sergey Alex de Araújo, responsável pelo Laboratório do Clima da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Segundo ele, a máxima desta quinta-feira, 13, será de 37°C para a região do Vale. 

A previsão é que as temperaturas diminuam na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, mas já devem voltar a subir no domingo, 16.

  • Compartilhe a notícia no WhatsApp

A onda de calor é explicada devido a uma massa de ar quente que está sobre o país. Junto a isso, nos últimos dias um sistema de baixa pressão no norte da Argentina, em partes do Paraguai e no noroeste do Rio Grande do Sul, está garantindo ainda mais calor para Santa Catarina. 

De acordo com Sergey, a massa de ar está bloqueando as frentes frias que tentam chegar no estado. Ou seja, está impedindo as chuvas que poderiam amenizar as temperaturas. 

“Hoje (quarta-feira) nós temos uma (frente fria) que está se formando no Rio Grande do Sul, que, teoricamente, vamos ver se confirma, ela deve avançar no decorrer da noite de quarta e quinta-feira para o Vale do Itajaí. A frente fria traz chuva mais pesada para esta quinta, que pode até causar problemas de alagamentos”, prevê o professor. 

Sergey também explicou que o fenômeno vivenciado neste verão é o La Ninã, que tende a amenizar as temperaturas no Vale devido ao resfriamento do Oceano Pacífico. No entanto, a previsão é que o calor seja intenso em fevereiro e nos meses seguintes.

“Nos dados para Itajaí tivemos um mês de janeiro com temperaturas abaixo da média histórica. Porém, todos os modelos colocam fevereiro, março e abril com temperaturas acima da média histórica. Ou seja, mesmo com o La Ninã, que teoricamente seria mais fresco, ainda temos temperatura acima da média histórica” 

Entre os fatores para essa mudança no clima está o aquecimento global. Segundo Sergey, com o aumento das temperaturas do oceano Atlântico – quando se fala nos efeitos do La Ninã para o Brasil -, ele tende a evaporar mais, gerando mais umidade na atmosfera. 

“Neste ponto entra a aula de física. O peso da molécula da água é menor que a do ar. Quando eu injeto água na atmosfera ela fica mais leve e sobe, formando uma nuvem de exagero vertical e, consequentemente, chuvas pesadas. Então, a chuva e o clima dependem da temperatura do oceano”.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPÃO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Cuidado com as altas temperaturas:

  • Evite a exposição ao sol
  • Utilize protetor solar
  • Utilize acessórios como chapéus e bonés
  • Beba água
  • Procure locais frescos ou sombras

confira a reportagem em áudio


leia mais no portal menina

Camboriú: problemas na fiação elétrica obrigam escola estadual Mário Garcia a fazer ‘revezamento’ de alunos

Falta de ar-condicionado em escolas de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí gera reclamações

Adicionar aos favoritos o Link permanente.