Escolas de Itajaí sofrem com problemas na rede elétrica e ar Condicionado

A rede municipal de ensino de Itajaí enfrenta sérios problemas de infraestrutura devido à falta de manutenção. Em diversas escolas, a situação se agrava nos dias mais quentes, pois muitos aparelhos de ar-condicionado estão danificados ou não podem ser ligados devido à sobrecarga na rede elétrica.


Salas de Aula Sem Ventilação e Sensação Térmica Elevada

Na Escola Básica Aníbal César, localizada no bairro São Vicente, a situação é crítica. A unidade atende 1.580 alunos e, das 20 salas de aula, 13 enfrentam problemas no ar-condicionado. Com temperaturas que podem chegar perto dos 50°C de sensação térmica, o ambiente se torna praticamente insuportável para o aprendizado.

Lânia Letícia Cheloni, agente de apoio de educação especial, trouxe de casa um ventilador portátil. Ela ainda deixa garrafas pet no congelador da escola, e as utiliza como compressas geladas no pescoço dos alunos para se refrescarem do calor. Ela ainda destacou as dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Fica muito difícil para os alunos se concentrarem, principalmente aqueles com necessidades especiais, que sentem ainda mais os impactos do calor intenso.”

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Problema Afeta Boa Parte da Rede Municipal

Um levantamento feito pela atual gestão municipal aponta que Itajaí tem 1.840 aparelhos de ar-condicionado instalados em suas escolas municipais. No entanto, cerca de 40% deles – aproximadamente 800 unidades – não funcionam, seja por falta de manutenção ou porque a estrutura elétrica das escolas não suporta o consumo de energia, provocando quedas nos disjuntores e até riscos de incêndio.

Além disso, 60% das 120 unidades municipais de ensino apresentam o mesmo problema elétrico, segundo a prefeitura.


Medidas Tomadas Pela Prefeitura

Para tentar resolver a situação, que de acordo com a prefeitura, foi herdado da gestão anterior, a Secretaria de Educação de Itajaí mobilizou três equipes técnicas que trabalham diariamente na manutenção dos aparelhos e na melhoria da rede elétrica. Porém, devido à grande demanda, a solução definitiva pode levar tempo.

“O problema é complexo, mas estamos atuando para garantir melhores condições nas escolas”, afirmou João Bittencourt, diretor de infraestrutura.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA MENINA FM BC NO WHATSAPP

Enquanto isso, a administração municipal reativou ventiladores e orientou as escolas a realizarem atividades ao ar livre sempre que possível. “Pedimos que pais, professores e diretores fiquem atentos a qualquer anormalidade”, reforçou o secretário de Educação, Silvano Pedro Amaro.

As aulas seguem normalmente, mas o calor intenso continua sendo um desafio para alunos e professores. A expectativa é que as melhorias na rede elétrica e a manutenção dos aparelhos sejam concluídas o mais breve possível para garantir um ambiente mais confortável e adequado para o ensino.


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA

Camboriú: problemas na fiação elétrica obrigam escola estadual Mário Garcia a fazer ‘revezamento’ de alunos

“Fizemos o possível e o impossível para antecipar tudo”, diz secretária de educação sobre volta às aulas em Balneário Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.