Sessão tem pedido pela convocação de excedentes do concurso para o Corpo de Bombeiros

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Deputado Emerson Stein (MDB).

A sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (13) teve o pedido pela convocação dos candidatos excedentes do último concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O deputado Emerson Stein (MDB), trouxe o assunto à tribuna e comunicou a apresentação de uma moção de apelo ao governador do Estado. Conforme o parlamentar, mesmo com a admissão de 250 pessoas por meio do certame, o CBMSC continuará com um número de praças aquém do previsto na Lei Complementar 801 de 2022, que estabelece os critérios e as condições de acesso nas carreiras militares em Santa Catarina.

Neste sentido, ele solicitou ao governador que sejam convocados os 144 candidatos que se mostraram aptos em todas as fases do concurso. “Então, é mais um pedido, é mais uma lembrança, ao nosso governador Jorginho Mello, para que possamos ter mais bombeiros em Santa Catarina a partir do chamamento destes excedentes.”

Gestão das estatais

Ainda durante a sessão, o deputado Sargento Lima (PL) criticou a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem administrando as empresas e entidades sob o controle federal.

Ele apontou que atualmente o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) enfrenta uma crise de credibilidade, os Correios estão sob risco de falência, e o fundo de previdência dos servidores do Banco do Brasil (Previ) apresenta prejuízo recorde.

Ao final, o parlamentar declarou que os verdadeiros culpados pela situação são as pessoas que levaram Lula à presidência.

“Então, para vocês que ‘fizeram o L’, eu desejo que vocês tenham a previdência do Banco do Brasil, que vocês recebam o salário dos Correios, e que tenham a certeza e a orientação do IBGE em suas vidas.”

APA da Baleia Franca

Rodrigo Minotto (PDT) falou sobre a instalação, na tarde desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa, da Comissão Mista da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. O grupo, que visa debater o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental que abrange nove municípios, de Florianópolis a Balneário Rincão, tem o deputado Volnei Weber (MDB) como presidente, o próprio Minotto como vice-presidente, e o deputado José Milton Scheffer (PP) como relator.

Na ocasião, Minotto declarou que, embora a APA da Baleia Franca tenha sido criada com um objetivo nobre, de proteger a fauna e a flora da região, poderá ocasionar sérios prejuízos econômicos e sociais para as comunidades locais, sobretudo dos municípios de Imbituba e Jaguaruna.

Neste sentido, ele afirmou que a comissão, juntamente com representantes de outros setores públicos e moradores locais, irá colocar estas questões em discussão e buscar as melhores soluções para a região.

“A incerteza é o pior problema que temos hoje. Por isso, estou convicto que essa comissão mista vai colaborar para o debate, e vamos, sim, aos órgãos competentes buscar soluções, juntamente com a comunidade, que deve ser ouvida de forma permanente.”

Controle do Javali

O controle de pragas invasoras como o javali e o javaporco, foi o tema do deputado Lucas Neves (Podemos), que pediu menos burocracia e intervenções ideológicas em torno da questão.

Ele afirmou que, apesar da aprovação de uma lei, de sua autoria, ainda no ano de 2023, para regular a caça, o controle e o manejo dos javalis, agricultores de regiões como a Serra catarinense continuam sofrendo perdas em razão dos ataques dos animais.

Conforme explicou, o controle da espécie vem sendo dificultado, principalmente, pela demora na renovação, pelo Exército, das guias de tráfego das armas usadas pelos caçadores, bem como por uma campanha negativa da atividade, realizada por defensores dos animais.

“A nossa defesa é para que a gente empreenda esforços, diminua a burocracia, para que, pelo menos, o controle possa acontecer, pois nós estamos, de fato, vivendo um problema muito grave e não dá mais para aceitar que essa questão fique sendo discutida de maneira ideológica e não de maneira prática, como é necessário”, concluiu.

Alexandre Back
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Esta matéria foi COPIADA sem Autorização Legal e VIOLA OS DIREITOS AUTORAIS do Portal SC Hoje News -Conheça: SC Hoje

Adicionar aos favoritos o Link permanente.