Membranas importadas devem aumentar eficiência e amenizar odores da lagoa da Emasa

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Nova Esperança começou a receber novas membranas na lagoa de aeração. Cerca de 2 mil peças serão trocadas ao longo deste mês, segundo a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento) de Balneário Camboriú.

A troca começou nesta semana e as membranas têm a função de oxigenar a lagoa de aeração. A Emasa espera aumentar a eficiência do tratamento de esgoto e amenizar os odores ruins gerados no local.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

O diretor-presidente da empresa, Auri Pavoni, explicou ao Portal Menina que o sistema de tratamento de esgoto possui uma espécie de cano no fundo, onde se sopra o ar que produz oxigênio.

“Essas membranas envolvem essa tubulação e elas fazem com que o oxigênio suba de maneira uniforme para produzir mais oxigênio para dar mais eficiência no tratamento. Infelizmente, quando foi feita a nova lagoa, eles colocaram uma membrana que não era original e não estava funcionando direito. Ela não era condizente com o equipamento que é americano”, detalha Pavoni.

Foto: Divulgação/Emasa

As novas membranas são originais e importadas dos Estados Unidos. No momento da troca, foi verificado que os aparatos anteriores estavam se decompondo, o que prejudicava a eficiência da lagoa, de acordo com o diretor-presidente.

“Não vai eliminar, mas já vai melhorar”, diz diretor-presidente sobre odores

Segundo ele, quando as trocas forem finalizadas, a lagoa terá melhor desempenho. Em relação ao odor gerado durante o processo de tratamento de efluentes, Pavoni afirma que “não vai eliminar, mas já vai melhorar”. 

“A questão do odor hoje, basicamente nós temos uma lagoa de tratamento que não comporta a quantidade de esgoto que recebe, principalmente na temporada. Então, como entra mais esgoto do que a lagoa tem capacidade de tratar, de acordo com as normas, tem muita matéria orgânica, baixa o oxigênio, com isso aumenta o cheiro”, detalha Pavoni.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

Os fortes odores da lagoa de aeração são reclamação recorrente dos moradores de Balneário Camboriú, durante e fora da temporada de verão. No entanto, o diretor-presidente da Emasa afirma que o odor deve diminuir após o Carnaval, quando baixa o número de visitantes na cidade e, consequentemente, diminui a quantidade de esgoto a ser tratada.

Segundo o diretor-presidente, um novo tratamento preliminar está sendo avaliado e deve ser licitado em breve pela Emasa.


leia também no portal menina

Acordo garante permanência do Posto de Saúde da rua 1.500, em Balneário Camboriú

Tartaruga morta é encontrada na praia de Balneário Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.