Relembre filmes do cineasta Cacá Diegues


Cineasta morreu na madrugada desta sexta-feira (14) aos 84 anos. Cacá Diegues
Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14). Ele tinha 84 anos e morreu após complicações em uma cirurgia.
Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas. Também era imortal da Academia Brasileira de Letras e ocupava a cadeira 7 desde 2018.
Bye Bye Brasil, Xica da Silva e Tieta do Agreste
Ao longo da carreira de cineasta, Diegues fez mais de 20 filmes de longa-metragem. Entre os mais premiados estão “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1980), “Veja esta canção” (1994) e “Tieta do Agreste” (1995).
Relembre alguns de seus filmes:
Xica da Silva
Na segunda metade do século 18, o representante da Coroa Portuguesa, João Fernandes, apaixona-se pela escrava negra Xica da Silva e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes.
O filme foi visto por mais de três milhões de brasileiros no cinema. Zezé Motta levou o troféu de melhor atriz em quase todos os principais festivais de cinema do ano. Além disso, a obrga ganhou prêmios no Festival de Brasília de 76 de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz.
Bye Bye Brasil
Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô, e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.
O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1980 e ganhou o prêmio de Melhor Diretor do Festival de Havana.
Morre o cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos
Tieta do Agreste
Aos 17 anos, a adolescente Tieta é expulsa pelo pai de Santana do Agreste, na Bahia, por falta de decoro. Vinte e seis anos depois, Tieta volta rica e famosa de São Paulo e é recebida como heroína em sua cidade natal. Seu pai e sua irmã tentam explorá-la ao máximo, mas uma repentina paixão pelo sobrinho e a revelação da verdadeira origem de seu dinheiro acabam gerando um novo e definitivo escândalo. O filme baseia-se no famoso livro de Jorge Amado.
Veja esta canção
Filme em quatro episódios inspirados em grandes canções da música popular brasileira. Cada episódio pertence a um gênero diferente e conta uma história de amor de natureza distinta. Seus temas centrais são os shows em uma churrascaria suburbana, os romances na zona sul do Rio de Janeiro, meninos de rua e a obsessão de um anotador de jogo do bicho.
Entre os prêmios estão o de Melhor Diretor do Festiva de Havana e de Melhor Filme do Festival de Cuiabá
Ganga Zumba
Os herdeiros
Joanna Francesa
Chuvas de verão
Quilombo
Um trem para as estrelas
Orfeu
Deus é brasileiro
O maior amor do mundo
O grande circo místico
Adicionar aos favoritos o Link permanente.