Balneabilidade em Florianópolis melhora, mas Lagoa do Peri continua imprópria para banho

A Lagoa do Peri, em Florianópolis, continua imprópria para banho. É o que indica o relatório de balneabilidade em Florianópolis divulgado nesta sexta-feira (14) pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina). A impropriedade foi novamente identificada no ponto de coleta que fica em frente à sede do parque.

Balneabilidade em Florianópolis melhora mas Lagoa do Peri continua imprópria para banho

Balneabilidade em Florianópolis melhora mas Lagoa do Peri continua imprópria para banho  – Foto: Leo Munhoz/ND

Para a prefeitura, o resultado negativo ainda é reflexo das fortes chuvas do mês de janeiro. Moradores e turistas, porém, já se preocupam com a manutenção do selo Bandeira Azul, conquistado nove vezes consecutivas pela Lagoa do Peri, caso a situação se mantenha.

Conforme reportagem da NDTV, 2 mil pessoas por dia pelo local na temporada de verão. Diferente das praias catarinenses, a Lagoa do Peri não tem placas indicando se está ou não própria para banho. A partir de cinco análises consecutivas apontando a impropriedade, a manutenção do selo Bandeira Azul fica ameaçada.

Mesmo com balneabilidade em Florianópolis melhorando, Lagoa do Peri pode perder o selo Bandeira Azul Foto: Divulgação/PMF

A prefeitura de Florianópolis acredita que, com o tempo mais firme, os resultados devem mudar nas próximas coletas na maior bacia de água doce da região, que abastece boa parte das residências do Sul da Ilha.

“O próprio IMA informa que após as chuvas, normalmente temos problemas com balneabilidade, e com a Lagoa não seria diferente. O resultado retrata isso”, afirma o secretário do Meio Ambiente da Capital, Alexandre Waltrick Rates.

Ele ainda garante que outros problemas identificados por moradores e turistas e que podem contribuir com a poluição, como a pouca quantidade de banheiros, serão resolvidos em breve, já que o plano de manejo do parque, que prevê ações como a instalação de novos banheiros, foi aprovado no fim do ano passado.

Resultados do relatório de balneabilidade em Florianópolis e no estado

O relatório de balneabilidade nº 31 tem informações referentes à semana de 10 a 14 de fevereiro. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo IMA no Litoral catarinense, 163 estão próprios para banho, o que representa 68,49%.

O relatório de balneabilidade em Florianópolis apontou que, dos 87 pontos, 59 estão adequados para banho, o que equivale a 67,82%. Na semana passada, o relatório mostrava que 63% dos pontos estavam próprios no Estado, e 61% na capital.

O relatório de balneabilidade em Florianópolis apontou que, dos 87 pontos, 59 estão adequados para banho – Foto: Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.