CASAN recupera vegetação nativa em Área de Preservação Permanente do Rio Bonito

Fotos: Acervo CASAN

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) avança na Região Oeste com o Programa de Recuperação Ambiental de São Domingos. Iniciado em novembro de 2023, o trabalho foi previsto como uma obrigação legal pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) devido à supressão de vegetação para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

No início deste ano foi realizada a terceira visita de monitoramento na área na Área de Preservação Permanente (APP), nos fundos da Estação de Tratamento, onde 112 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas. A vistoria demonstra que as plantas estão se desenvolvendo bem. Os resultados são documentados e encaminhados ao IMA como comprovação do cumprimento das condicionantes da licença ambiental de operação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

O planejamento e as vistorias são executados por funcionários da Agência de São Domingos, em parceria com a Gerência de Meio Ambiente da CASAN, garantindo que as exigências ambientais sejam cumpridas de forma eficaz.

“O sucesso do Programa de Recuperação Ambiental reforça o compromisso da CASAN com a sustentabilidade e a recuperação ambiental, garantindo que os impactos das obras sejam reduzidos e que o meio ambiente continue protegido para as futuras gerações. As ações continuam sendo monitoradas regularmente para garantir a consolidação da vegetação nativa e a preservação da biodiversidade local”, explica a bióloga da CASAN, Karling Fernanda Schuster.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de São Domingos beneficia aproximadamente 50% do perímetro urbano da cidade de 9,4 mil habitantes do Oeste catarinense. São 19 quilômetros de rede coletora e 952 ligações prediais, além de uma ETE com capacidade para tratar até 25 litros de esgoto por segundo.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Fonte: Governo SC

Esta matéria foi COPIADA sem Autorização Legal e VIOLA OS DIREITOS AUTORAIS do Portal SC Hoje News -Conheça: SC Hoje

Adicionar aos favoritos o Link permanente.