Vigilância Sanitária reforça fiscalização contra pomadas capilares irregulares em Olinda

A Vigilância Sanitária de Olinda, no Grande Recife, realizou, nesta sexta-feira (21), fiscalização em salões de beleza e barbearias na cidade para retirar de circulação géis e pomadas capilares irregulares que não possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem causar irritações oculares caso entrem em contato com os olhos. A ação busca prevenir problemas oftalmológicos durante o Carnaval 2025, época em que muitas pessoas passam produtos nos cabelos e que podem escorrer para os olhos devido ao calor e suor. A fiscalização teve apoio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

De acordo com o órgão, o Carnaval de 2024 teve um número significativo de notificações de problemas oftalmológicos, e casos semelhantes já apareceram durante as prévias carnavalescas.

“Quando aprovado pela Anvisa, o produto é desenvolvido para ser utilizado sob condições específicas de temperatura e ambiente. No entanto, quando exposto ao sol, ao suor ou à chuva por longos períodos – como ocorre no Carnaval –, ele pode escorrer e causar irritações oculares. Além disso, produtos irregulares podem conter substâncias proibidas e perigosas”, explica Janaira Peixoto, inspetora sanitária de Olinda.

A ação teve caráter orientativo, sem aplicação de multas ou apreensões. “Nosso objetivo é conscientizar salões e barbearias para que evitem o uso desses produtos”, reforçou Janaira.

Outras ações

Na semana anterior, a Vigilância Sanitária de Olinda já havia realizado fiscalizações em lojas que comercializam esses produtos. Outras iniciativas poderão ocorrer até o início do Carnaval 2025.

O post Vigilância Sanitária reforça fiscalização contra pomadas capilares irregulares em Olinda apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.