Triagem por Inteligência Artificial vai agilizar atendimentos na Central da Dengue em Itajaí

A abertura da Central da Dengue de Itajaí, anunciada no último final de semana, foi confirmada para este sábado, 1. Uma das novidades implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde promete reduzir o tempo de espera para os atendimentos entre 15 a 30 minutos. A triagem dos pacientes será feita por inteligência artificial.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Por meio de um link, o paciente poderá fazer a triagem antes de sair de casa, pelo celular. “Quando chegar na Central da Dengue já vai estar triado e não vai precisar ficar na fila 15, 20, 30 minutos para receber a triagem pessoal da enfermagem”, explica Mylene Lavado, secretária de Saúde do município.

Segundo a pasta, a decisão da abertura da Central foi motivada pelo pico da doença que deve ocorrer em março. A unidade vai funcionar no 10º andar do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A previsão é atender 500 pacientes por dia.


Ordem de prioridade nos atendimentos

Com a pré-triagem, o paciente receberá a identificação das cores utilizadas para diferenciar a gravidade e a prioridade no atendimento: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

Como os pacientes da cor azul e verde têm menor risco e devem ter mais tempo de espera para atendimento médico, na central, serão disponibilizadas cadeiras confortáveis para sentar e aguardar, já que a dengue provoca dores fortes no corpo.


Leitos de internação

“Outra questão é que nós vamos ter salas vermelhas e amarelas e leitos de internação, além dos leitos de hidratação”, relata a secretária.

Inicialmente, serão 12 leitos – sendo quatro para pacientes com classificação de risco na faixa vermelha e oito amarelos. “Posteriormente, se houver necessidade, nós podemos estender para até 20 leitos”, afirma Mylene.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

A abertura da central será possível por meio de um decreto emergencial. Segundo a prefeitura, a licitação para contratar os profissionais já foi concluída, e o processo segue avançando. 

A situação da dengue no município pode ser acompanhada pelo link dengue.itajai.sc.gov.br.


leia também no portal menina

Auxiliares da educação de Balneário Camboriú organizam protesto para cobrar salário e pagamento de Horas Atividade

“Vergonha nacional” torcedores do Barra FC protestam em frente à sede da Federação Catarinense de Futebol

Adicionar aos favoritos o Link permanente.